Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Publicidade

TCP participa da campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

Programação inclui palestras, roda de conversa e sessão de cinema para ampliar conscientização e apoio às vítimas

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, inicia nesta terça-feira, 25 de novembro, sua participação na campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

A iniciativa, realizada pelo quinto ano consecutivo no Terminal, segue até 10 de dezembro e reforça o compromisso da TCP com a promoção de um ambiente seguro, além de conscientizar os colaboradores sobre a importância do enfrentamento à violência de gênero.

A campanha global, presente em mais de 160 países, busca mobilizar empresas, governos e sociedade civil para combater todas as formas de violência contra mulheres e meninas. No Brasil, ela é marcada por ações educativas e práticas que incentivam a denúncia e fortalecem políticas de prevenção.

Este ano, a programação da TCP traz novas atividades, com palestras conduzidas por especialistas e rodas de conversa que abordam temas atuais como violência digital, padrões de comportamento e estratégias para romper o ciclo da violência. As ações foram planejadas para promover informação, acolhimento e diálogo entre colaboradores, reforçando a cultura de respeito e igualdade dentro do Terminal.

“Como a maior empregadora do litoral paranaense, a TCP reconhece o seu papel para a promoção de um futuro mais justo e seguro para as mulheres. As ações realizadas na campanha têm um objetivo claro de conscientizar nossos colaboradores para identificar situações de violência e encorajar a denúncia. O engajamento da sociedade civil e da iniciativa privada são fundamentais para a erradicação dos casos de violência contra a mulher e o Terminal segue firme neste compromisso”, afirma Washington Renan Bohnn, gerente de Recursos Humanos e Qualidade da TCP.

Além de integrar a campanha global dos 16 Dias de Ativismo, a TCP se destaca como a primeira empresa de Paranaguá a aderir ao programa Emprega + Mulheres, que incentiva a contratação de mulheres no mercado de trabalho. No Terminal, essa adesão se traduz em ações concretas, como a priorização de oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade e a implementação de políticas rigorosas de prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no ambiente corporativo.

Programação terá participação do Tribunal de Justiça e sessão de cinema

Entre as atividades realizadas durante a campanha de “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” está uma roda de conversa com o tema “Papo de homem pra homem – ‘Quebrando silêncios: debate sobre a violência de gênero'”. O evento contará com a presença do Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal de Paranaguá, Leonardo Marcelo, do advogado da Defensoria Pública do Paraná, Luis Coletti, e do sargento da Polícia Militar, Adenildo Gonçalves, que atua na Patrulha Maria da Penha.

No encerramento da campanha, a TCP promoverá uma sessão especial para seus colaboradores com a exibição do curta-metragem “Tente Sua Sorte”, que trata de temas como as diferentes formas de violência doméstica sofrida por mulheres. Após a exibição, será aberto um espaço para diálogo sobre os assuntos retratados, que serão mediados pela diretora e roteirista do filme, Guenia Lemos. A produção do curta foi viabilizada por meio do apoio via incentivo fiscal (Lei Rouanet) realizado pela TCP, em 2022.

Leia também