Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

UFPR Litoral lança websérie sobre agroecologia para crianças

Projeto de extensão Agroecologia nas Escolas Públicas, da UFPR Litoral, oferece conteúdos para uso em sala de aula.

Minhocas, materiais orgânicos e plantas são parte de um organismo vivo chamado solo, que precisa ser cuidado para o bem da nossa alimentação, ou seja, pela sobrevivência humana. Esse é um dos ensinamentos tirados de uma websérie desenvolvida pelo projeto de extensão Agroecologia nas Escolas Públicas, da UFPR Litoral, para ser uma ferramenta de auxílio à educação nas escolas e em casa.

A websérie é composta de sete vídeos que podem ser conferidos no canal do projeto no YouTube.

Em vídeos de três a 12 minutos, a websérie traz informações sobre agroflorestas, resgate de saberes populares, jardins agroecológicos, cuidados com a terra e o impacto disso na nossa alimentação e na nossa saúde.

A coordenadora do projeto, professora Gabriela Schenato Bica, do Curso de Tecnologia em Agroecologia, conta que os vídeos ajudam a apresentar às crianças as características dos solos e a necessidade dos cuidados com a terra de forma leve, porém indagadora.

“Acreditamos no potencial de atividades ludico-pedagógicas para o fortalecimento da relação entre as crianças — e adultos também — e a natureza. São vários os estudos que apontam inúmeros benefícios das vivências na natureza, especialmente na idade escolar”, explica. 

“Acreditamos também que estimular o pensamento crítico e transformador é fundamental para que desde cedo as crianças possam dialogar em sala e se sensibilizar sobre temas da agroecologia, da alimentação saudável, resíduos orgânicos e não orgânicos, solos e compostagem, saberes populares, fortalecimento das identidades e relações com os territórios, entre outros. Assim poderemos ver as mudanças sociais que acreditamos serem a base para uma sociedade mais justa e saudável”.

O projeto já publicou um Caderno de Metodologias (baixe aqui em pdf) para apoio didático de atividades com crianças. Segundo Gabriela, os próximos produtos serão materiais para o ensino infantil (de dois a cinco anos) e fundamental I e II, além da sequência das atividades com escolas do ensino básico e de formação docente continuada.

É possível acompanhar as novidades do projeto pelo Instagram e pelo Facebook

Leia também