Unespar Paranaguá retoma greve sem ter iniciado aulas

Mesmo sem aulas em função das obras inacabadas, professores e funcionários do campus de Paranaguá da Unespar decidiram, na noite da quinta-feira (23), retornar à greve.
A decisão foi por unanimidade e acompanha a paralisação dos outros campus da Universidade Estadual do Paraná em função do não cumprimento por parte do Governo do acordo negociado.
Segundo o comando de greve, as pautas da paralisação são as seguintes: Defesa do Paraná Previdência, auditoria no PR Previdência e saída da Unespar do “meta 4 – Sistema de Folha de Pagamento, como forma de respeitar a autonomia universitária da Instituição.
Na sexta-feira (24), o comando de greve se reuniu no campus para definir as ações. A paralisação conta com apoio do Diretório Centeal dos Estudantes (DCE) 29 de Julho.
Calendário acadêmico 2015 é aprovado
Na tarde desta sexta-feira (24) tambem aconteceu a reunião do Conselho de Campus da Unespar Campus de Paranaguá. O conselho é composto pelo diretor da instituição, diretores dos centros de áreas, coordenadores dos cursos, professores dos cursos, agentes universitários e estudantes.
Como assunto em pauta no conselho, o Calendário Acadêmico 2015 foi votado e aprovado com início do ano letivo no dia 4 de maio, recesso acadêmico de 7 a 12 de setembro e término do ano letivo no dia 13 de fevereiro – exames finais de 15 a 20 de fevereiro.
Com aulas aos sábados, mas respeitando os feriados que acontecem no ano. Ao todo, serão 204 dias letivos.
Obras
De acordo com o DCE, os empreiteiros estão trabalhando no prédio da instituição, as reformas nos banheiros e nas salas estão acontecendo, mas ainda não se teve nenhuma conclusão das obras. As salas do Bloco C estão sendo reformadas, mas ainda levará um período longo para sua conclusão total. Os banheiros também já estão com as reformas em andamento e há um prazo para se terminar os banheiros do Bloco A (masculino e feminino) antes do início das aulas marcadas para o dia 4 do próximo mês.
Remanejamento dos cursos
Com o início do ano letivo 2015, além do prédio da Unespar, serão disponibilizados o Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha e o Colégio Helena Viana Sundin. Em tempo, o remanejamento dos cursos serão da seguinte forma:
*No campus da Unespar ficarão os cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia (ambos diurno), Administração, Ciências Contábeis e História;
*No Instituto Estadual de Educação estarão os cursos de Pedagogia (noturno) e Matemática;
*No Colégio Helena Viana Sundin irão estar os cursos de Letras Português e Letras Português/Inglês.
Rede estadual também decide greve
Em assembleia realizada na manhã deste sábado (25) em Londrina, os professores da rede estadual de ensino decidiram retomar a greve, por discordarem da proposta do governo que reformula a previdência estadual. A decisão vale a partir de segunda-feira (27).
Com informações do DCE 29 de Julho