Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Vídeo: família de Guaratuba leva criança para emergência em Joinville com escolta da PRF

Uma família de Guaratuba (PR) com um menino de 5 anos que estava desmaiado foi escoltada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) até um hospital de Joinville (SC) na manhã deste domingo (17). 

Segundo a PRF, os pais do menino informaram que ele desmaiou em casa. Eles se dirigiram ao  hospital Dona Helena e no caminho informaram a emergência à polícia pelo telefone. Pararam no posto da PRF na BR-101, em Pirabeiraba, onde iniciou a escolta até o hospital, que fica no centro da cidade, a uma distância de cerca de 17 quilômetros.

Segundo o pai, o menino Gabriel chegou com uma saturação de 85% de oxigênio e estava com pneumonia. Ele recebeu atendimento e está internado, com quadro de saúde estável.

Em vídeo divulgado pela PRF, o pai conta que decidiram ir à cidade vizinha porque, há dois anos, no Hospital Municipal de Guaratuba teriam informado não ter condições de atendê-lo. “Em 2021 foi liberado no hospital lá (em Guaratuba) (…) porque não conseguiam ajudá-lo, teria que trazer para um hospital em Joinville se não ele iria morrer, naquela época do covid”, disse o pai, em vídeo divulgado pela PRF.

O Correio do Litoral procurou o secretário de Saúde de Guaratuba, Gabriel Modesto, na manhã desta terça-feira (19), que informou que não foi procurado pela família e, naquele momento, não tinha informação a respeito do caso. “Nosso Pronto Socorro tem total capacidade de atendimento de forma resolutiva, em casos complexos, está equipado e com equipe capacitada para prestar atendimento primário, estabilizar e realizar o encaminhamento seguro a hospital de maior porte quando necessário”, afirmou.

No Facebook do Correio do Litoral, Luana Florindo Bitencourt, a mãe, contou mais detalhes;

“Havíamos ido ao PS de Guaratuba na madrugada de sábado para domingo e saímos de lá com diagnóstico de garganta inflamada, com indicação de ibuprofeno e dipirona para meu filho. Ele havia feito raio-x e infelizmente a baixa qualidade do mesmo não mostrou pneumonia.

Em menos de 5h que saímos do PS meu filho voltou a piorar, com a saturação em 85 e optamos em ir diretamente à Joinville onde temos convênio.

A PRE nos escoltou até Joinville e de lá a PRF nos escoltou também.

Levamos 33 minutos de Guaratuba até o hospital e chegando lá foi diagnosticado com Pneumonia Moderada.

Ele ainda está internado, mas sem risco de vida.”

Leia também