Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Contabilidade: para que serve?

Não nos resta dúvida que a contabilidade é sem sombra de dúvida a melhor ferramenta para gerenciar uma empresa, pois é através dos documentos contábeis, que nos permite avaliar e planejar de forma segura os passos dados pela empresa.

Independente do seu porte, segmento e da sua forma de tributação, a contabilidade registra todos os fatos e atos praticados pela empresa.

Uma contabilidade feita de forma séria, ética e profissional, nos traz o valor de seus ativos, ou seja, de todos os direitos que a empresa tem, como no passivo, ou seja, de todos as obrigações que a empresa tem, bem como se a empresa está gerando lucros ou prejuízos.

Nada passa sem uma análise contábil, todos os departamentos deve prestar informações a contabilidade e essas informações é a base para o contador contar a trajetória da empresa.

A partir dessas informações, o contador pode gerar relatórios ou demonstrativos que possibilitam a tomada de decisão por parte dos gestores, que analisa onde há mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos. Aqui mostra a importância da contabilidade, pois a maior parte de seus relatórios são técnicos, no que dificulta o entendimento dos gestores, nesse caso o contador tem papel fundamental, o de auxiliar a alta direção no entendimento e no rumo do processo decisório, prestando um serviço de contabilidade gerencial.

Através do Livro Diário da empresa é contado toda a história da empresa, suas vendas, seus pagamentos e o mais importante, seus direitos e suas obrigações, contados diariamente.

Modelo de Livro Diário

Através do Livro Razão da empresa, temos um detalhe da situação de cada conta, se queremos saber o valor gasto de uma determinada conta, basta buscarmos essa conta, vamos ver um exemplo, se quero saber o valor total do FGTS pago no ano, basta buscar a conta FGTS.

Uma contabilidade feita de forma séria e responsável com a colaboração do empresário, traduz a realidade da empresa, seu passado, seu presente e seu futuro, por isso a importância de valorizar os serviços contábeis e sempre procurar bons profissionais da área, pois a contabilidade vai muito além de elaboração de impostos e taxas.

Página no Face: https://www.facebook.com/pages/FATEL-Contabilidade/153676888120928

 

Leia também