Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba inicia castração e chipagem de cães e gatos

A Prefeitura de Guaratuba começa neste mês de dezembro a castração e identificação por chips de animais de estimação.

Na primeira fase, serão atendidos os animais de famílias com renda de até 3 salários mínimos que se inscreveram no programa, num total de 96 aprovadas. Nesta quinta-feira (29), 76 compareceram na Câmara de Vereadores para receberem as autorizações e as orientações sobre a castração.

No início de 2019, a Prefeitura vai iniciar a segunda fase do programa atendendo os animais de posse dos protetores.

De acordo com o convênio firmado com a Associação SOS Vira-Lata, serão 500 cães e gatos castrados e chipados no prazo de um ano. As despesas serão pagas pelo Município, que destinou R$ 107 mil para o programa.

Empenho de Flavia Justus

O controle de natalidade faz parte do programa de bem-estar animal articulado pelo prefeito Roberto Justus e pela primeira-dama Flávia Focaccia Justus. Nos primeiros dias do governo, a primeira-dama conversou com profissionais, protetores de animal e técnicos da prefeitura para criar um programa para proteção e controle de natalidade.

Poucos meses depois, em maio de 2017, o prefeito encaminhou à Câmara de Vereadores três projetos de lei para instituir o Código de Defesa e Controle de Natalidade e Proteção dos Animais, regulamentar a reprodução, criação e venda de animais de estimação e para firmar convênio para castração. Após ampla discussão e realização de audiências públicas que lotaram a Câmara, os projetos foram aprovados e sancionados pelo prefeito.

Denuncie – Além do controle de natalidade, a Prefeitura criou um canal no site oficial para denúncias de maus-tratos a animais. Alguns casos já foram encaminhados inclusive ao Ministério Público (portal.guaratuba.pr.gov.br/denuncie)

Leia também