Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba prepara 12º Mutirão de Limpeza da Baía

No dia 8 de junho, um sábado, será realizado o 12º Mutirão da Baía de Guaratuba, fechando a 5ª Semana Sociambiental do Litoral do Paraná. As datas foram escolhidas por causa do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Em Guaratuba, os eventos têm sido coordenados pelo Instituto Guajú com apoio de diversos parceiros. Nesta quinta-feira (2), diversas instituições se reuniram na sede da ONG, no bairro Caieiras, para planejar as atividades desse ano. Da Prefeitura de Guaratuba participaram os secretários Elaine Fogaça Dias (Cultura e Turismo) e Cidalgo Chinasso Filho (Pesca e Agricultura) e a oceanógrafa Lorena Luiz Collares, da Secretaria do Meio Ambiente.

A reunião foi convocada pelo diretor executivo do Guaju, Fabiano Cecílio da Silva, e também contou com presença da vereadora Paulina Jagher Muniz, do engenheiro de pesca do Emater Rodrigo Aguiar, e de representante de diversas instituições como o Instituto Paranaense de Apoio a Reciclagem (Inpar), da ONG ambientalista MarBrasil, Iate Clube de Guaratuba, da concessionária do ferryboat, entre outros. A intenção foi apresentar as diversas atividades programadas para a semana e dividir as responsabilidades e despesas.

Semana Socioambiental

A Semana Socioambiental começa na noite de 5 de junho, uma quarta-feira, com uma palestra na Faculdade Isepe: “O futuro dos oceanos frente à poluição ambiental”, proferida por Robin Hilbert Loose, coordenador do Programa Rebimar (Recuperação da Biodiversidade Marinha). Em seguida, haverá uma mesa redonda sobre “Ações e reações frente ao ambiente marinho – experiências e desafios”, com a participação esperada de organizações governamentais e não governamentais, instituições de ensino e entidades de classe.

Nos dias 6 e 7, (quinta e sexta) das 9h às 17h, também na Faculdade Isepe, acadêmicos e parceiros realizam diversas atividades de conscientização voltadas aos alunos das escolas públicas e particulares, com salas temáticas e exposições.

Na noite do dia 7, está programada a 1ª Corrida Sociambiental do Litoral Paranaense, na avenida Atlântica, com largada às 19h na Praia Central.

No dia 8, acontece o 12º Mutirão de Limpeza da Baía, com início às 8h e termino previsto às 13h. O local de concentração ainda não está definido entre o embarque no antigo mercado (Santo Canto) ou no trapiche ao lado do novo Terminal Turístico Pesqueiro – Praça dos Namorados.

Baía limpa

Em 11 mutirões, foram retirados 36,5 toneladas de lixo na baía, mangues e rios. Em 2018, segundo o Instituto Guaju, contou com aproximadamente 400 voluntários e 45 embarcações, desde pranchas stand-up, caiaques, bateiras de pescadores, até lanchas e um ferryboat. Foram recolhidos quase 6 toneladas.

Fabiano Cecílio espera que a participação de pessoas e de embarcações seja maior em 2019, mas, segundo destaca, a torcida é que a cada ano se encontre menos lixo para recolher. “Até que o mutirão vire um passeio anual para comemorar a limpeza da baía”, comentou.

Texto e fotos: Prefeitura de Guaratuba

Leia também