Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Paranaguá Refis prorroga mob

TJ mantém suspensa licitação da Sanepar para limpeza das praias

Foto de arquivo da Sanepar de dezembro de 2011

A menos de um mês da Operação Verão, segue indefinida a contratação de empresa que fará a limpeza das praias.

Há dez dias, a a juíza Carolina Delduque Sennes Basso, da 1ª Vara da Fazenda de Curitiba, suspendeu o pregão eletrônico feito pela Sanepar e até agora a estatal não consegui reverter a situação, nem decidiu fazer nova licitação.

Nesta sexta-feira (24), o desembargador Abraham Lincoln Calixto, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, negou agravo de instrumento da Sanepar para suspender a liminar e manteve suspensa a licitação.

Edital tinha exigência consideradas abusivas

O pregão eletrônico para coleta do lixo e limpeza da areia em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná foi vencido pela empresa Verdetto Serviços de Manutenção Ltda, a mesma que ganhou a licitação do verão passado. O valor do contrato era de R$ 1,6 milhão.

Uma empresa que havia vencido as licitações dos últimos quatro anos, a Ecocity Soluções Ambientais, não participou desta licitação e afirma que foi por causa de exigências do edital que direcionavam para a escolha da Verdetto. Depois de impugnar o edital perante a Sanepar, sem sucesso, impetrou mandado de segurança na justiça.

Na decisão, a juíza considera abusivas algumas exigências, como a data de fabricação de um dos equipamentos de no máximo cinco anos e até detalhes dos materiais da máquina, como o tipo de aço inoxidável em um dos parafusos.

Além dos equipamentos, o trabalho nas praias envolve dezenas de trabalhadores temporários que fazem a limpeza e coleta manual do lixo nas areias.

O outro lado

Em resposta a pedido do Correio do Litoral, a Sanepar emitiu, na manhã desta terça-feira (28) a seguinte nota:

A licitação promovida pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para contratação do serviço de higienização da areia das praias do litoral paranaense transcorreu de forma regular. A Sanepar está se pronunciando à Justiça por meio do processo.

Atenciosamente,
Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná
USCS – Unidade de Serviço de Comunicação Social

Na noite do dia 29, o desembargador Abraham Lincoln Calixto reconsiderou sua decisão. Leia: Sanepar reverte decisão contra licitação da limpeza das praias

Leia também