Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Governo anuncia ampliação de unidades de conservação no Litoral

uc-amplliadas-litoral-maio2014O Governo do Paraná anunciou o aumento na área de diversas unidades de conservação entre Matinhos e Paranaguá.

A medida faz parte do Decreto nº 11.020, assinado pelo governador Beto Richa no dia 14 de maio, que também destina 8% da venda de florestas para as unidades de conservação e para Pagamento de Serviços Ambientais. A venda de 12 mil hectares de Mata Atlântica, pertencentes ao Instituto de Florestas do Paraná,  marcada para a segunda-feira (26), não teve nenhum interessado. O governo afirma que não desistiu.

Dos 3.500 hectares de áreas de florestas nativas, localizadas entre os municípios de Matinhos e Paranaguá, duas pertencem ao Instituto de Florestas e são remanescentes da Paraná Ambiental. Elas ficam ao lado do Parque Estadual do Rio da Onça, em Matinhos (1), e a segunda entre a Estação Ecológica do Guaraguaçu e a Floresta do Palmito, no limite entre Pontal do Paraná (2). Uma terceira área, em Matinhos, pertence à União (3). Veja o mapa.

“Para que se tenha uma ideia, o Parque do Rio da Onça, em Matinhos, tem apenas 118 hectares. Estas novas áreas representam um aumento de 100% no tamanho de áreas protegidas existentes na faixa litorânea”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Antonio Caetano de Paula Junior.

Leia também