Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

MP faz nova recomendação à Prefeitura de Matinhos

A 2ª Promotoria de Justiça de Matinhos expediu recomendação para a prefeitura exigir que parte do comércio permaneça fechado durante o feriado da Páscoa.

O pedido do Ministério Público leva em conta o possível aumento fluxo de pessoas. O MP destaca que o Município deve dar ampla divulgação dos termos do Decreto Municipal nº 284/2020, “esclarecendo a população acerca das atividades essenciais autorizadas ao funcionamento, bem como dos protocolos para funcionamento destas atividades”.

Também cobra que a administração municipal adote medidas para a fiscalização do cumprimento dessas normas, instituídas em razão da pandemia de coronavírus.

O não atendimento à recomendação por parte do gestor municipal pode implicar em responsabilização por improbidade administrativa, informa a Promotoria.

No dia 27, a Promotoria já havia encaminhado à Prefeitura uma recomendação do Ministério Público do Paraná enviada a todos os municípios planejavam diminuir as restrições impostas pelo isolamento social. O documento, produzido pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública, explicou que qualquer decisão a respeito deve necessariamente estar fundada em evidências científicas.

Em algumas cidades nas quais os gestores públicos não atenderam as recomendações do MPPR, houve ajuizamento de ações civis públicas.

Leia também
Comentários
Carregando...