Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Governo federal vai investir R$ 200 milhões no acesso de Paranaguá

Entrada de ParanaguáA senadora Gleisi Hoffmann anunciou que o acesso à Paranaguá, obra orçada em R$ 200 milhões, deve ser licitada no segundo semestre.

Gleisi participou, na segunda-feira (9), da reunião pública, no Teatro Rachel Costa, de apresentação pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da BR 277 ao Porto de Paranaguá. Os detalhes técnicos foram apresentados pelo diretor de planejamento e pesquisa do Dnit, Adailton Cardoso Dias.

Os recursos são oriundos 100% do governo federal. Para a senadora, a reunião foi um momento histórico para Paranaguá: “Bom para todo o Paraná e outros Estados que usam a estrutura do Porto de Paranaguá”.

O deputado federal Ângelo Vanhoni também compareceu e lembrou que a obra está inscrita no Plano de Aceleração de Crescimento (PAC). “A entrada da cidade é um problema crônico que precisa ser resolvido e estamos dando um passo importante para resolver este problema”, disse o prefeito Edison Kersten

O diretor do Dnit, José da Silva Thiago, destacou que a previsão do cronograma para a obra de revitalização e readequação da entrada da cidade é de conclusão dos estudos de viabilidade para julho deste ano, seguido de elaboração do anteprojeto e documentação de licitação para setembro de 2014, seguido de licitação em outubro e contratação em novembro deste ano. “A obra pode começar em 2015 e terá 2,5 para ser concluída”, adiantou Adailton Dias.

O projeto envolve a execução de marginais até perto do Porto de Paranaguá, e cinco intervenções, sendo quatro viadutos: um no posto Locatelli, outro na Atílio Fontana, na rotatória da Santa Ritta e uma elevatória que seguirá até a entrada do Porto e ainda uma trincheira na região do Aeroparque. Além disso, estão previstas três passarelas para pedestres.

Vários questionamentos e manifestações foram feitos na reunião e respondidos pelo próprio diretor do Dnit.

O presidente da Câmara de Vereadores, Marquinhos Roque, participou do evento representando o Legislativo. Presidentes de associações, vereadores, presidentes de sindicatos, professores e populares, além de representantes de várias categorias estiveram participando da reunião pública para conhecer os detalhes do projeto.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá – Luciane Chiarelli
Foto: Prefeitura de Paranaguá – Marcio Tibilletti
Leia também
Comentários
Carregando...