Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Programação do 24º Festival de Inverno até sábado

Show MUV - Minha gente Brasileira

Festival de Inverno da UFPR em Antonina termina neste sábado (26). Veja aqui a programação dos espetáculos que restam.

24 de julho de 2014 – Quinta-feira

12h30 – Rua, em frente ao Teatro Municipal
O Canto do Galo – Fâmulos de Bonifrates

Fundado em Guaraqueçaba em 1999, o Fâmulos de Bonifrates, com a técnica de teatro de bonecos, viola, rabeca e adufo, além do tamanqueado, tem propiciado novas leituras da cultura caiçara. Neste espetáculo, carro-chefe do Grupo, estão inseridas lendas, melodias e um pouco do universo da tradição caiçara, entre elas o Fandango, patrimônio imaterial do Brasil. Integrantes: José Carlos Muniz, Marcelo José Mendonça, Leandro Diéguiz Gonçalves, Everaldo do Nascimento Viana Júnior e Paulo Augusto Nascimento dos Santos.
18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
O Circo Negro – Cia Senhas de Teatro

O espetáculo, com dramaturgia do argentino Daniel Veronese, é um texto-manifesto que coloca em discussão a própria representação a partir do jogo dos atores. O jogo, ao mesmo tempo lúdico e cruel, propõe a discussão poética e política do que é real e do que é representação e coloca também em questão a relação com a plateia. O espetáculo participou em 2013 dos principais festivais internacionais que se realizam no Brasil. Elenco: Greiced Barros, Ciliane Vendruscolo, Rafael di Lari e Luiz Bertazzo. Direção Sueli Araujo. Figurino Amábilis de Jesus. Cenário e Aderêços Paulo Vinicius. Sonoplastia Ary Giordani. Iluminação Wagner Corrêa.
20h00 – Igreja São Benedito
Música Nordica e Medieval Europeia – Clan Mac Norse

A banda curitibana, Clan Marc Norse, formada em 2011, apresenta música tradicional das regiões Nórdicas, a Escandinávia (composta pela Dinamarca, Suécia e Noruega), e a Finlândia, também completa seu repertório de música medieval europeia. A variedade e a riqueza de instrumentos e ritmos típicos nórdicos trará ao público a oportunidade de se abrir a um novo horizonte cultural. Músicos: Carlos Simas, Letícia Goularte, Ricardo Vieira, Jose Luis e Henrique Pascoal.
22h00 – Palco Principal
Uh La La!

A Banda “Uh La La !” traz aos palcos uma energia que poucas bandas de rock da atualidade conseguem transmitir. Com uma performance sem igual, os integrantes conseguem levar consigo novos fãs a cada cidade que passam. Do Sul ao Norte do Brasil, a Banda Uh La La ! já provou que tem energia suficiente pra conquistar ainda mais e mais a cada nova apresentação. A banda é formada por Andreza Michel, Babi Age, Eliza Matta, Eduardo Nogueira e Felipe Andreoli.

 

25 de julho de 2014 – Sexta-feira

12h30 – Theatro Municipal
Leopoldo e a Montanha de Livros – Grupo Merengue

Através do questionamento: Por que devo ler? Leopoldo irá vivenciar algumas experiências para entender a importância da leitura. Olga Romero apresenta a história por meio de um elaborado jogo cênico apoiado em objetos e projeções.
18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
Coelhos – Téssera Companhia de Dança da UFPR

A obra coreográfica de Rafael Pacheco traz à cena sujeitos simbólicos que provocam e traduzem movimentos em ação violenta e imediata o que acaba por gerar um conflito direto na relação humana, sem que seja possível prever, nem medir, as consequências dos atos desencadeados.
Na ambientação cênica, vinte e três bailarinos atuam a partir da trilha sonora estruturada por Helen Aguiar, especialmente para a obra e sob a iluminação de Luis Tschannerl.
19h30 – Saguão do Theatro Municipal
Grupo de Seresta Canto do Mar

O “Grupo de Seresta Canto do Mar”, os “Amigos da Música de Antonina”, se apresentaram pela primeira vez em 2003 no Festival de Inverno fazendo serestas nas casas cujas fachadas possuem placas impressas com nomes de música e autores da MPB e continuam até os dias de hoje se apresentando, desta vez, no saguão do Theatro.
20h00 – Igreja São Benedito
A música Que Encanta O Mundo

Acácio Quarteto de Cordas
Uma apresentação com músicas de compositores paranaenses além de outras várias músicas de compositores clássicos que encantam o mundo há séculos com Acácio Quarteto de Cordas formado pelos músicos Acácio Huberto Behlau Weber, Marlon Passos, Iraí Passos, Denise Maria Lessi Juvenal.
22h00 – Palco Principal
Filarmônica Orquestra Show

Formada por alunos e músicos da Filarmônica Antoninense, entidade que há mais de 35 anos trabalha na formação musical e capacitação profissional de jovens antoninenses, a “Filarmônica Orquestra Show” apresenta um show vibrante, no qual são mostrados, com muita qualidade, diferentes estilos e música do Brasil e do mundo, em arranjos de categoria.
Uma imensa movimentação de palco, com coreografias e performances realizadas pelos músicos, além da simpatia e comunicação do jovem maestro Cainã Alves, tornam o espetáculo contagiante, do qual o público se torna participante ativo e entusiasmado.

 

26 de julho de 2014 – Sábado

 

09h00 – Theatro Municipal
Resultado das Oficinas
12h30 – Palco Principal
Resultado da Oficina da Orquestra Filarmônica Antoninense
12h30 – Rua, em frente ao Theatro Municipal
Sala de Banho – Trágica Companhia de Arte

Espetáculo de formas animadas – Teatro Lambe-Lambe, ocorre dentro de uma caixa (adaptação das máquinas fotográficas lambe-lambe). Um pequeno espetáculo, com uma breve história para plateia de uma pessoa por vez. Em sua “Sala de Banho”, a personagem “A Bonita”, figura elegante e misteriosa, compartilha com o espectador seus pequenos prazeres. Direção Luciane Figueiredo. Equipe: Inece Gomes e Jaqueline Neto Moreira
16h00 – Theatro Municipal
3962 – Companhia de Teatro PalavrAção da UFPR

Uma leitura bem humorada sobre o desrespeito, a dominação e a imposição do terror existentes na relação de conflito entre dois guardas e um prisioneiro. O texto é Manoel Carlos Karam e a direção é de Gessé Malmann. Elenco: Marcio Bosi, João Winch, Guilherme Mendes Muniz e Antônio Orellana. Operação de luz: Antônio Orellana. Produção: Antônio Orellana e Ruthnéia Rodrigues. Assistência de Produção: ristiane Mendes e Aivy Rodrigues Malmann. Diretor da Companhia de Teatro PalavrAção da UFPR: Hugo Mengarelli.
20h00 – Igreja São Benedito
Distâncias – Terra Sonora

O “Terra Sonora”, formado em 1994 em Curitiba, faz um trabalho vocal e instrumental tendo como fonte temas étnicos e tradicionais de várias partes do mundo. O Grupo já lançou 6 CDs: “Terra Sonora” (1998), “Continentes” (2001), “Terras” (2004), “Trevas” (2008), “Orvalho” (junto com Rogério Gulin) e “Alinhamento” (2013), cujo repertório é a base do espetáculo a ser apresentado em Antonina.
21h00 – Palco Principal
Encerramento Oficial
22h00 – Palco Principal
Show de Encerramento

Móveis Coloniais de Acaju é o resultado da união de dez artistas criados em Brasília, que decidiram se juntar em 1998 para formar uma banda. Como só poderia acontecer na Capital Federal, os músicos têm as mais variadas origens. Da pluralidade de integrantes e influências, nasce um som único e diverso, que mistura sax, flauta, gaita e trombone com teclado, guitarra, baixo e bateria e a voz marcante de André Gonzales. A banda tem no currículo três discos elogiados pela crítica: Idem (2005), C_MPL_TE (2009) e De Lá Até Aqui (2013), os dois últimos produzidos por Carlos Eduardo Miranda, produtor musical de peso (Raimundos, Mundo Livre S/A, Cansei de Ser Sexy).

 

Leia também