Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Esporte inclusivo e reparos das chuvas

Resumo da semana da Prefeitura de Guaratuba.

Vigilância nas Escolas
vigilancia-escolasA Prefeitura de Guaratuba instalou na semana passada câmeras de segurança e alarme em todas as escolas e creches municipais. São 16 câmeras em cada uma das 10 escolas e 6 creches. O sistema é monitorado 24 horas no Centro de Controle e Operação da Secretaria Municipal da Segurança Pública. A instalação foi executada pela equipe própria da Secretaria.

Turismo no Porto de Paranaguá
portoA prefeita Evani Justus esteve na terça-feira (17) representando Guaratuba nas comemorações dos 80 anos do Porto de Paranaguá. De acordo com ela, entre os investimentos previstos, para Guaratuba, a maior expectativa é sobre a construção do terminal turístico, que será licitada. Com o terminal, o Litoral do Paraná poderá entrar definitivamente no roteiro internacional de cruzeiros.

Tablets para os professores
Na quarta-feira (18), foram entregues os primeiros tablets 3G de 10,1 polegadas aos professores municipais. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios do Município. Vão receber o equipamento todos os 500 educadores das escolas e creches do Município.

Tarran na Secretaria de Obras
tarranNa quinta-feira (19), o servidor de carreira Marcio Sakajiri Tarran, então diretor de Urbanismo, assumiu uma importante função na Secretaria de Obras, Viação e Serviços. Tarran vai coordenar o registro das atividades, notificação de serviços e fiscalização de execução das obras.
A posse aconteceu no gabinete da prefeita Evani Justus e contou também com a presença do secretário Roberto Hishida, o diretor de Obras, Mauro Rodrigues Bugalho, e a assessora karinne Correia Pinto.

Companhia da PM
segurançaTambém na quinta-feira (19), a prefeita, o secretário municipal de Segurança e assuntos Jurídicos, Jean Colbert, e os vereadores Magalhães de Oliveira, Cátia Silvano, Fábio Chaves, Almir Troyner, Artur Santos e Itamar Junior participaram, de reunião com o secretário estadual de Segurança, Fernando Francischini. A prefeita solicitou a criação de uma companhia da Polícial Militar em Guaratuba, que hoje depende do atendimento da 2ª Cia, que abranges as praias e tem sede em Matinhos. O secretário prometeu o retorno das operações da Rotam na área rural e entregou uma das viaturas para a Polícia Civil, entre as tantas que a cidade necessita.

Esporte sobre cadeiras de rodas
wheelchair-rugby5x470A Secretaria Municipal de Esporte anunciou na quinta, que a cidade vai sediar, de 11 a 17 de maio, o 8º Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeiras de Rodas.
Durante o evento, os técnicos darão uma clínica de capacitação para professores e cadeirantes de Guaratuba interessados na modalidade. A prefeitura vai atuar através da equipe da Secretaria de Esportes, com apoio de uma ambulância da Secretaria de Saúde.

Regularização fundiária
caieiras-cadastroNa sexta-feira, a Prefeitura e a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), concluíram o cadastramento das famílias e dos imóveis para o programa de regularização fundiária de Caieiras. No mesmo dia, a prefeita Evani declarou que vai garantir que a definição dos valores que serão pagos pela comunidade obedeça critérios de justiça social.

Emergências contra alagamentos
viscondeAinda sem as chuvas darem uma trégua de pelo menos 48 horas para que as máquinas da Prefeitura possam recuperar as ruas, galerias e valetas já estão sendo desobstruídas. A prioridade da Secretaria de Obras tem sido os locais mais críticos. Na sexta, estava sendo feita a limpeza de valetas na avenida Rui Barbosa e desobstrução do manilhamento da rua Visconde de Guarapuava.

Leia também