Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Porto de Paranaguá antecipa simulado por causa de Santos

A administração do Portos de Paranaguá antecipa para 29 de abril a realização do 1º Simulado Prático para Prevenção de Acidentes em Terminais Líquidos. O simulado, que estava programado para junho, foi antecipado devido ao incêndio ocorrido na última semana nas imediações do Porto de Santos, em São Paulo.

O cenário será um dos terminais líquidos existentes na área portuária de Paranaguá. Na oportunidade será simulado um incêndio, seguido de explosão. Serão avaliados os recursos de combate das empresas que integram o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), criado e coordenado pela Appa desde 2014.

De acordo com o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, todas as empresas que operam terminais no Porto de Paranaguá fazem parte do PAM. “Além do Plano de Auxílio Mútuo, a Appa possui um Plano de Controle de Emergência, que inclui ações de mitigação em caso de incêndios, explosões, acidentes ambientais e com vítimas”, explica Dividino.

Os dois planos, assim como a Licença Ambiental de Operação da Appa, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), exigem a realização de simulados. No último dia 26 de fevereiro a Appa promoveu uma ação acompanhada por uma equipe Ibama, fiscais e técnicos do Porto de Paranaguá para avaliar o preparo para atendimentos a emergências ambientais. O número de profissionais especializados envolvidos aumentou de cinco, em 2010, para 25.

“O principal objetivo é prevenir danos à saúde humana, ao meio ambiente e ao patrimônio”, declarou o diretor de Meio Ambiente da Appa, Marco Aurélio Ziliotto.

Segundo ele, a Appa promove reuniões mensais com todos os arrendatários, operadores e a comunidade portuária para integrar as ações individuais de prevenção nas questões de segurança, saúde e meio ambiente.

O chefe da Seção de Segurança e Medicina do Trabalho da Appa, Felipe Zacharias, explica que no simulado de 29 de abril serão avaliados a eficácia da comunicação do acidente, o tempo de resposta para o atendimento (chegada ao local) e a eficiência da equipe no combate ao acidente.

“Vamos avaliar ainda a disponibilidade de recursos humanos e materiais de todas as empresas que integram o Plano de Auxílio Mútuo”, reforça Felipe.

TERMINAIS LÍQUIDOS – O Porto de Paranaguá tem cinco terminais líquidos localizados na área portuária, com capacidade de armazenamento de cerca de 800 mil metros cúbicos. São eles: Transpetro, União Vopak, Cattalini, Álcool do Paraná e CPA.

Apenas os três primeiros terminais estão em operação, sendo que cada terminal possui a sua licença de operação.

Com informações e foto da Appa
Leia também