Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Bombeiros fazem simulado com alunos de escola especial

Alunos levaram entre 1′ 46″ e 2′ 5″ para abandonarem prédio, tempo considerado “excelentes”

O 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros (Litoral) realizou, na semana passada, uma exercício para emergências com professores a alunos de uma escola especial de Paranaguá.

O simulado de execução do Plano de Abandono foi realizada, no dia 29 de setembro, em uma Escola Estadual Conveniada – Modalidade Especial, antiga Apae.

O exercício foi divido em dois turnos, sendo que pela manhã o tempo levado pelos 100 alunos para o completo abandono da edificação foi de 1 minuto e 46 segundos e pelos 136 alunos no período da tarde foi de 2 minutos e 5 segundos. “Ambos os tempos excelentes considerando todas as peculiaridades envolvendo este público”, analisa a assessoria do Corpo de Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros explica que Plano de Abandono é uma prática corriqueira em vários países, porém no Brasil e no Estado do Paraná é uma atividade relativamente nova.

“Os professores, que foram capacitados em atividades envolvendo Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Combate a Princípios de Incêndio com ênfase na seleção e utilização corretas de extintores, além de Planejamento e Execução de Planos de Abandono, desenvolveram e adaptaram técnicas e táticas para a realidade diferenciada em que atuam, sendo que a eficiência e a eficácia ficaram comprovadas pelos tempos obtidos durante o simulado”, informam os Bombeiros.

 

Com informações e fotos do 8º GB / Asp. Of. BM Bruno Arantes Hanauer

Leia também