Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Intenção de consumo volta a reagir no Paraná

Mais uma boa notícia também para o turismo na série “apesar da crise”.

Intenção de Consumo das Famílias (ICF) teve aumento de 5,16% no Paraná, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

O indicador passou de 89,1 pontos em setembro para 93,7 pontos neste mês. No entanto, na comparação com outubro de 2014, que marcava 132,3 pontos, houve redução de -29,17%.

De acordo com o presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, a melhora da ICF no Paraná é pontual, após quedas consecutivas do indicador, mas já traz esperanças para os empresários do comércio.

Emprego

A situação atual no emprego é definida como mais segura para 34,7% das famílias, mas no mesmo período de 2014, essa opinião era compartilhada por 51,1% dos entrevistados.

Os que se declaram menos seguros com relação ao emprego somam 20,3%, receio demonstrado por apenas 9,1% no ano passado.

Ainda assim, há perspectiva de melhoria salarial ou de cargo para 36,5% dos paranaenses.

Situação de Renda

A situação da renda é considerada melhor para 67,8% dos consumidores de maneira geral em comparação ao mesmo período de 2014. Para as famílias com renda até dez salários mínimos, o percentual é de 68,2%. Nas classes de maior renda, 65,5% disseram estar financeiramente melhor do que no ano anterior. Outros 20,6% estão com rendimentos semelhantes aos do ano passado e 13,5% disseram que a situação financeira está pior. Em outubro de 2014, apenas 6,15% relatavam piora na renda.

Hora do turismo local

Os dados estão em sintonia com o que revela uma pesquisa feita em setembro pelo Ministério do Turismo, que mede a intenção de viagem do brasileiro pelos próximos seis meses. Entre os turistas que se mostraram dispostos a arrumar as malas, 77% afirmou que deve fazê-lo por destinos nacionais e apenas 18% por destinos internacionais.

A pesquisa também revela que entre os turistas com até 35 anos que planejam viajar nos próximos meses, 49,5% escolheram fazer o passeio de carro – crescimento de 81,3% em comparação a igual período do ano passado. Na média das faixas etárias, o carro é opção para 30% dos entrevistados, atrás do avião (51,8%) e a frente do ônibus (14%).

 

Leia também