Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Renda passiva com criptomoedas? Conheça o Staking

Com a prática do Staking é possível receber recompensas em moedas digitais, apenas com a aplicação do próprio saldo de moedas; saiba mais

Foto: Divulgação/Pexels

Os últimos anos têm demonstrado um interesse significativamente maior do brasileiro por investimentos, prova disso foi a retirada recorde de dinheiro aplicado em poupança no ano de 2022. Somente no último ano houve a retirada líquida de cerca de 103 bilhões de reais das cadernetas de poupança, de acordo com dados do Banco Central (BC).

Um dos investimentos mais interessantes no momento é o de criptomoedas. As criptomoedas são uma forma de dinheiro digital, que não é controlado ou criado por nenhum órgão, governo ou empresa, sendo administradas e auditadas pelos próprios usuários. Esse, entre muitos outros fatores, torna o investimento em criptomoedas muito rentável. 

Para se ter uma ideia, o Bitcoin, a primeira moeda lançada e que teve sua primeira transação em 2009, não chegava a atingir na época o valor de 1 centavo de real e atualmente a moeda está cotada em cerca de 140 mil reais – valor da cotação na data de 19 de março de 2023. Por se tratar de uma moeda, esse valor pode variar para valorização ou desvalorização diariamente. 

Para quem investe em criptomoedas, é importante saber que não é só com a valorização do ativo que é possível ganhar dinheiro. Existe outra prática, capaz de gerar renda passiva apenas por ter criptomoedas, chamada Staking. 

O staking é um processo em que o portador de moedas digitais pode atuar como validador de transações. O processo é muito parecido com a mineração, mas, no caso dos mineradores de criptomoedas, sua atuação é através da disponibilização de “força computacional” para o processamento de informações e criação dos blocos. Já no staking, o usuário disponibiliza para a plataforma o seu saldo de criptomoedas, ou parte dele, para atuar como validador de informações. Essa ação serve como uma espécie de garantia de que o usuário validará as informações de forma correta, evitando fraudes. 

No processo de staking, o usuário recebe pelo bloqueio de suas moedas uma fração da respectiva moeda que está validando, proporcional ao tempo e quantidade de moedas que bloqueou. Por exemplo, se estiver validando transações de Ethereum, receberá pelo trabalho uma fração de Ethereum em sua conta, proporcional ao saldo e tempo disponibilizados.  

O investidor não precisa, necessariamente, disponibilizar de força de trabalho, apenas bloquear seu saldo em carteira indicada pela plataforma e a própria plataforma executará a ação. Assim, o portador da moeda recebe renda passiva através da aplicação de suas moedas. 

Praticar staking é muito válido especialmente para quem utiliza as criptomoedas como reserva financeira ou aplicação de longo prazo. Assim, o dinheiro não fica parado e ainda rende novas frações de moeda constantemente.

Leia também