Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Pátio ainda lotado de carros novos, mas PM de Guaratuba não pode usar

A foto foi tirada na quinta-feira (17), mas os veículos continuavam estacionados na sexta
A foto foi tirada na quarta-feira (17), mas os veículos continuavam estacionados na tarde de quinta-feira

A Operação Verão terminou no dia 10 e os policiais militares do Litoral do Paraná voltam a encarar a dura realidade da crônica falta de estrutura.

Nesta sexta-feira (18), o pátio do Pelotão de Guaratuba ainda abrigava diversas viaturas Renault Duster e Renault Fluence, todas em excelente estado. Mas os policias continuavam a pé.

Os carros novos devem retornar para Curitiba e Paranaguá. Mas enquanto permanecerem na cidade não podem ser usadas. As informações foram obtidas pela reportagem na condição de anonimato das fontes.

A única viatura do Pelotão, na verdade uma van que serve de módulo móvel e chegou em 2015, já está quebrada, assim como as outras da cidade.

Para atender os casos, os policiais militares terão de usar seus próprios carros ou ira a pé. Se houver uma ocorrência extremamente grave, eles podem optar por um VW Parati que pertence ao Pelotão de Pontal do Paraná. Neste caso, será preciso empurrar o veículo e atender á ocorrência com o motor ligado, já que o carro não pega apenas virando a chave.

A falta de viaturas é o problema mais sério da Polícia Militar no Litoral do Paraná, maior ainda que o efetivo reduzido.

Outro lado – O subcomandante da Polícia Militar, capitão César Kamakawa, contesta as informações das fontes do Correio. Segundo ele, “as viaturas (paradas) não são novas e algumas têm problemas semelhantes ou piores que as q pertencem ao Pelotão de Guaratuba”. De acordo com o capitão, elas também “não podem ser utilizadas porque não pertencem ao 9º BPM”.

Kamakawa afirmou que a reportagem “está equivocada” e que “há uma viatura operando em Guaratuba”. Ainda informou que “o módulo móvel também deve retornar às atividades hoje (sexta)”.

Pela manhã, uma das fontes do Correio do Litoral reafirmou que as viaturas paradas estão em condições de funcionamento.

À tarde, já havia uma Duster, emprestada de Matinhos, fazendo ronda na cidade. A van do módulo móvel continuava parada, sem freios. No pátio, apenas duas Dusters e um Fluence parados. Segundo informação não oficial estes veículos teriam de ser “guinchados”. As demais viaturas teriam saído de Guaratuba rodando.

 

 

Leia também