Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Ex-presidente de ONG defende convênio com prefeitura de Matinhos

Samaroni está ao fundo, de preto – foto: Divulgação
Samaroni está ao fundo, de preto – foto: Divulgação

Samaroni Pereira dos Santos, ex-presidente da ONG Oceam, afirma que o convênio do projeto Ondas do Saber Surf Escola com a Prefeitura de Matinhos é totalmente regular.

Samaroni Pereira dos Santos presidiu a Organização Centralizadora de Esportes Aquáticos de Matinhos (Oceam) em 2013. O convênio deste ano, envolvendo recursos de R$ 207.881,00, teve a prestação de contas feitas pelo Município julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado Paraná (TCE-PR). O TCE também julgou irregular o convênio daquele ano com a Associação de Capoeira Zoeira Nago, com valor de R$ 89.076,00.

De acordo com o TCE, os motivos para a desaprovação das transferências voluntárias foi o uso de parte do dinheiro repassado pela prefeitura para pagamentos aos presidentes das entidades beneficiadas pelos convênios.

Samaroni afirmou à reportagem do Correio do Litoral que não recebeu pagamentos na condição de presidente da ONG, mas como coordenador e instrutor de surf. Ele apresentou o estatuto da entidade que autoriza seus diretores a receberem pagamento quando exercerem “cargos em funções remuneradas em projetos ou em eventos esportivos” e um holerite de pagamento como coordenador.

Ainda segundo Samaroni, o motivo do julgamento do TCE foi o atraso pela Prefeitura na entrega da documentação. “O projeto Surf na Escola existe desde 2009 e continua até hoje; só em 2013 teve problemas na aprovação”, disse. O ex-dirigente também assegura que a ONG entregou à Prefeitura todos os comprovantes dentro dos prazos. No início do ano, apresentou sua defesa ao TCE.

“Qualquer pessoa que tenha alguma dúvida pode ir até a Prefeitura de Matinhos na Controladoria e ver todos os documentos e prestações de contas de todos os anos do projeto, pois são todos públicos”, declarou.

Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More