Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Congresso de Saúde Pública na UFPR tem mais de mil inscritos

O 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva e a 2ª Mostra Paranaense de Projetos de Pesquisa para o SUS teve mais de 1.200 inscrições.

O evento acontece entre os dias 27 e 30 na UFPR Litoral, em Matinhos.

Participam profissionais e dirigentes que atuam nos diversos serviços de saúde, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação em saúde, conselheiros de saúde, líderes e dirigentes de entidades e movimentos comunitários de saúde. As inscrições encerraram.

O evento é promovido pelo iNESCO (Instituto de Estudos em Saúde Coletiva) e Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) por meio da Escola de Saúde Pública (Centro Formador de Recursos Humanos).

O tema central é “Novos Olhares para a Saúde”, oportunidade para reflexões e discussões que ajudem a enxergar e construir uma nova realidade e, assim, contribuir para a expansão e qualificação da saúde pública no Paraná.

Serão 57 oficinas de trabalho – minicursos de 4 e 8 horas, nos dias 27 e 28 – abordando os mais diversos temas, desde legislação, gestão e qualidade dos serviços do SUS, implementação de programas de prevenção, planejamento das ações em Saúde da Família, desafios da democratização da saúde, a vigilância de violências e acidentes como política pública em saúde, até discussões sobre mudanças na formação médica e nos cursos das outras carreiras da área da saúde, a capacitação de profissionais e também dos conselheiros municipais. E, ainda, aspectos culturais e de cidadania, como fatores de inclusão social.

Outro destaque da grade de programação é a apresentação de 475 trabalhos científicos, que será realizada durante o dia 29, com relatos de experiências e projetos inovadores desenvolvidos na saúde pública, em 122 municípios paranaenses. Esses trabalhos e projetos de pesquisa concorrem também ao 1º Prêmio Inova Saúde Paraná, com o objetivo de estimular a produção de pesquisas científicas de caráter inovador e a troca de experiências, além de valorizar os profissionais do SUS, os professores, estudantes e líderes comunitários, comprometidos com o desenvolvimento e a melhoria do SUS no Paraná.

E completando a programação, serão realizadas conferências, painéis, rodas de debates, lançamento de livros e revistas. O Congresso tem o patrocínio do Ministério da Saúde, Fundação Araucária, UFPR e prefeituras dos sete municípios do litoral paranaense e o apoio de diversas instituições e órgãos nacionais de ensino superior e da saúde. A 1ª edição do Prêmio Inova tem o patrocínio da Fomento Paraná, Compagas e Sanepar.

Com inscrições encerradas, a programação completa, incluindo atividades paralelas, está no site oficial do evento: www.congressosaudepublica.org.br

Fontes: Assessoria do Inesco / Divulga Comunicação / UFPR Litoral
Foto: Marcos Solivan / UFPR

Leia também