Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Publicação mostra impacto das mudanças climáticas na pesca

14449944_627260790780861_772266641960532739_nConselho Pastoral dos Pescadores lança publicação “Influências das Mudanças Climáticas na Pesca Artesanal”. Leia, baixe e compartilhe.

O documento mostra aponta para as graves consequências da degradação ambiental e da mudança do clima na vida das comunidades pesqueiras. 

O arquivo está disponível para download no Scribd: https://goo.gl/WpxcFH

E aqui no Correio do Litoral: Influências das mudanças climáticas na pesca artesanal

Leia trecho:

Os pescadores e pescadoras artesanais, de maneira peculiar, têm percebido nos últimos anos profundas alterações ambientais em seus territórios tradicionais. A relação cotidiana com as águas (doces, salobras, salgadas) e suas margens (matas ciliares, manguezais, restingas) de onde são extraídos os meios de vida de milhares de comunidades pesqueiras espalhadas pelo Brasil, possibilita a identificação imediata dos impactos causados por esse modelo desenvolvimentista, bem como suas dramáticas consequências.

Apresentar exemplos de como os pescadores e pescadoras artesanais estão percebendo os efeitos das mudanças climáticas em seus territórios é um dos principais objetivos deste texto. Pretendemos ainda destacar a importância das estratégias utilizadas pelas comunidades para resistir ao avanço dos grandes projetos e defender seus territórios tradicionais que em síntese representa a preservação do patrimônio cultural e ambiental existente.

 

Leia também