Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Estudantes da UFPR Litoral produzem livro para crianças de Morretes

Estudantes da UFPR Litoral produziram um livro-álbum para crianças sobre o meio ambiente e a vida rural em Morretes.

O livro “Entre Rios” incentiva brincadeiras entre colegas, pesquisas e a conversa familiar sobre o território em que se vive, a natureza e o cotidiano no ambiente rural.

Nos dias 6 e 7 de outubro, 370 crianças em 19 escolas municipais de Morretes receberam o material. A partir de 2017, segundo Marcelo Chemin, tutor do Programa de Educação Tutorial – PET Litoral Social, a ação poderá ser ampliada para outros municípios que se apresentem como parceiros interessados.

A intenção é exercitar o olhar da criança para as suas raízes e para as diferentes possibilidades de futuro em seu meio. Por isso aborda temas sobre o município em que foi implantado nesta 1ª edição (Morretes e Reserva), a História do Paraná, Meio ambiente e Vida no campo.

O livro será trabalhado como material didático de apoio e complementar junto às 4ª séries das escolas municipais de Morretes.

“Eu vou associar ao conteúdo do bimestre. Vai ser o apoio do meu conteúdo, porque eu gostei muito material. Já li e pude separar pelos dias que eu trabalho e consegui associar ao meu conteúdo do quarto bimestre”, conta Evanise Rodrigues Costa, professora da Escola Rural Barro Branco.

Parceria

O projeto foi desenvolvido pelo PET Litoral Social em parceria com o Projeto de Extensão Entre Rios (LAMA/UEPG).

A parceria surgiu do professor Carlos Hugo Rocha, um dos coordenadores deste projeto de extensão e conhecedor dos trabalhos de educação patrimonial desenvolvidos pelo Setor Litoral, a partir de projetos e ações coordenadas pelo professor Marcelo Chemin.

“A gente fez algumas reuniões juntos com o PET, dividimos as temáticas, estudamos e depois montamos o conteúdo adaptando ele para as crianças da 4ª serie para montar o livro” – conta Natali Caldeirari, coordenadora da criação do livro.

Entre Rios

O Projeto de Extensão Entre Rios tem como objetivo promover a conservação dos recursos hídricos no Bioma Mata Atlântica.

Tem ações na região Centro Oriental e Vale do Ribeira.

Viabiliza atividades de recuperação e conservação da natureza, geração de renda através de sistemas de produção sustentáveis e a educação ambiental. É patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental .

Surgiu do histórico de trabalho de professores e estudantes vinculados ao Laboratório de Mecanização Agrícola (Lama) da UEPG. O Lama desenvolve inúmeras atividades visando o desenvolvimento rural sustentável da agricultura de base familiar.

 

Fonte: UFPR Litoral / PET Social / Marcelo Chemin

 

Leia também