Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Prefeitos fazem transição na Amlipa e no Consórcio de Saúde

Os prefeitos do Litoral já iniciaram o processo de transição administrativa também na associação dos municípios e no consórcio regional de saúde.

Na última sexta-feira (10), a prefeita de Guaratuba e presidente da Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral do Paraná), Evani Justus, reuniu em seu gabinete seis futuros prefeitos.

Eles também puderam conhecer principalmente a estrutura administrativa, a situação financeira e o funcionamento do Cislipa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná).

A reunião contou com a presença do atual prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, da chefe da 1ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, e representantes dos demais prefeitos. Compareceram os eleitos Roberto Justus (Guaratuba), Ruy Hauer (Matinhos), Marcos Casquinha (Pontal do Paraná), Marcelo Roque (Paranaguá), Zé Paulo (Antonina) e Osmair “Marajá” (Morretes), e os vice-prefeitos eleitos Arnaldo Maranhão (Paranaguá) e Fábio de Oliveira (Pontal do Paraná). Nestas cidades, os novos prefeitos assumem pela primeira vez o cargo.

No sétimo município da região, Guaraqueçaba, a situação está indefinida. O ex-prefeito Riad Zahoui “Ariad” venceu a atual prefeita Lilian Ramos nos votos, mas teve a candidatura indeferida. O caso vai ser decidido pela Justiça Eleitoral.

Cislipa saneado

Durante a reunião na Prefeitura de Guaratuba, a diretora executiva do Cislipa, Jemima Aliano, demonstrou que o consórcio saneou as finanças depois de estar quebrado e com dívidas em 2013.

O orçamento de 2017 é de R$ 7,8 milhões: cerca de 30% de recursos da União, 25% do Estado e 45% dos municípios. De acordo com os relatórios apresentados, todas as contas estão em dia e existe um saldo financeiro de R$ 780 mil.

Este dinheiro em caixa será fundamental para os prefeitos que tomam posse no dia 1º de janeiro, em plena temporada de férias. Eles também vão contar com recursos do Estado para a Operação Verão.

Na temporada passada, o reforço financeiro do Estado para atender o aumento da demanda de saúde nas praias, que vinha sendo destinado para instituições privadas, passou para o Cislipa. Segundo Jemima, a temporada 2015/2016 teve os melhores resultados dos últimos 10 anos na Saúde.

Confirmando os bons resultados conseguidos por Jemima, Evani e Kersten sugeriram que os futuros prefeitos mantenham a atual equipe administrativa do consórcio pelo menos nos primeiros meses.

Meta para 2017: aumentar especialidades médicas

O prefeito de Paranaguá, que é médico, acrescentou que o projeto do consórcio para 2017, prevê o investimento nas especialidades médicas. Jemima explicou que foi feito um estudo de demanda de cada município e dos recursos que serão necessários. A intenção é criar um centro de especialidades em Paranaguá, que poderá contar com atendimento oncológico (tratamento de câncer) e outras especialidades que hoje, na rede pública, só existem em Curitiba e na Região Metropolitana.

De acordo com Jemima, o consórcio, que hoje já gera economia de até 50% nos gastos em medicamentos e outros insumos para as prefeituras na compra coletiva, também poderá gerar economia na contratação de médicos especialistas para atuarem nos municípios.

Eleição dos presidentes

A urgência de concluir a transição em uma época movimentada na região levou a prefeita Evani a sugerir a escolha de Marcelo Roque para presidir o Cislipa. Paranaguá é o maior município, sedia a 1º Regional de Saúde e o Hospital Regional do Litoral. Também tem a participação financeira nas receitas e o maior volume de atendimentos no consórcio.

As definições do presidente do Cislipa e da Amlipa, cargos ocupados por rodízio, deverão acontecer em uma reunião dos prefeitos eleitos, que vai acontecer nesta quarta-feira (16), em Paranaguá.

Litoral unido

Evani falou dos bons resultados conseguidos pela união dos prefeitos perante o Estado e a União e da implantação de uma câmara regional para tratar dos licenciamentos ambientais.

Ela e Roberto Justus também defenderam uma trabalho conjunto na organização dos pescadores artesanais. A intenção de manter a união dos municípios foi confirmada por todos os futuros prefeitos.

Novembro Azul – Durante a reunião, a equipe do Centro Municipal de Reabilitação promoveu uma ação de prevenção ao câncer de próstata da campanha Novembro Azul.

Leia também