Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

IFPR em defesa dos povos e comunidades tradicionais

O Campus de Paranaguá do Instituto Federal do Paraná (IFPR) criou o Núcleo de Defesa de Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais.

O objetivo é promover ações relacionadas às demandas destas comunidades em todo o sul do Brasil por meio de atividades de pesquisa, extensão e ensino. A coordenação do Núcleo será exercida pelos professores Roberto Martins de Souza e Sidney Reinaldo Silva.

O lançamento do Núcleo aconteceu no final de outubro na sede da Casa do Trabalhador, em Curitiba (PR), com a presença da Defensoria Pública do Paraná.

Detran Julho 2025

As ações com pescadores artesanais, caiçaras, faxinalenses, cipozeiras, ilhéus do Rio Paraná, quilombolas, guaranis, dentre outros, buscam conhecer as experiências desses povos e colaborar com seus processos de formação, contribuindo para a constituição da política institucional em Direitos Humanos.

A iniciativa pretende ainda, colaborar na construção de uma cultura de valorização da diversidade por meio da promoção, defesa e ampliação dos direitos humanos de povos e comunidades tradicionais e criar um espaço físico para servir de centro de documentação e defesa dos mesmos.

Com informações e foto do IFPR

Leia também