Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Capitania dos Portos oferece cursos para comunidade

Até o mês de março estarão abertas as inscrições para quatro cursos oferecidos pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR).

As inscrições de cada curso custam R$ 8,00 e devem ser feitas pessoalmente na sede da CPPR, localizada à rua Benjamin Constant, 707, Centro, em Paranaguá. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h.

É importante que os candidatos leiam com atenção os editais dos cursos, disponíveis na página da Capitania na Internet, no endereço: www.cppr.mar.mil.br. Nos editais constarão orientações sobre a documentação exigida e os critérios para as inscrições, bem como informações detalhadas dos cursos.

Cursos disponíveis

– Curso Especial Básico de Conscientização Sobre Proteção de Navio (EBCP)

EDITAL 01/2017

Período de Inscrição: de 02/02 a 06/03/2017

– Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP)

EDITAL 02/2017

Período de Inscrição: de 09/02 a 13/03/2017

– Curso de Formação de Aquaviários Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (CFAQ-I C/M T-1/2017)

EDITAL 03/2017

Período de Inscrição: de 16/02 a 20/03/2017

– Curso Especial Básico de Navios-Tanque para Gás Liquefeito (EBGL)

EDITAL 04/2017

Período de Inscrição: de 23/02 a 27/03/2017

 

Bombeiros fazem curso para embarcações da Marinha

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) formou neste mês de fevereiro uma nova turma do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público. O grupo de alunos, composto por 35 militares do 8º Grupamento de Bombeiros, participou das aulas teóricas e práticas ministradas pelo Departamento de Ensino Profissional Marítimo da CPPR.

De acordo com a primeiro-tenente Débora Fernanda Kolossoskei, o curso atenderá a uma necessidade do Grupamento, porque contará com um maior número de bombeiros habilitados para atender as ocorrências. “Teremos condições, por exemplo, de ajustar nossa escala de forma que sempre teremos, no mínimo, dois bombeiros habilitados para conduzir nossas embarcações”, declarou Kolossoskei.

O curso é voltado a servidores de órgãos públicos, é gratuito e habilita navegadores para conduzir pequenas embarcações (com até 8 metros de comprimento), empregadas na navegação interior (realizada em águas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais). No total, são 40 horas de atividades teóricas e práticas, com disciplinas como: Legislação, Manobras, Segurança e Sobrevivência Pessoal, Comunicações, Meteorologia, Navegação, entre outras.

Com informações da CPPR / Tenente Kelly Frizzo

Leia também