Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Segurança e maior presença das famílias marcam Carnaval de Guaratuba

A Banda de Guaratuba que tradicionalmente fecha o carnaval da cidade embalou os foliões na segunda-feira (4). Segundo estimativas da Polícia Militar e da Prefeitura, cerca de 1,2 milhão de pessoas participaram das quatro noites de carnaval na cidade.

Neste ano uma mudança no perfil do público foi sentida: mais famílias participaram da festa na Avenida 29. Também foi um Carnaval seguro, com poucas ocorrências policias em todo o Litoral do Paraná.

Os festejos de carnaval de Guaratuba iniciaram na sexta-feira (1º) na Praia Central com o Carnareggae. No sábado (2), o cortejo Afoxé iniciou o carnaval na avenida 29 de Abril. Desfile do concurso de blocos carnavalescos, desfile da Escola de Samba Unidos de Guaratuba e quatro trios elétricos passaram pela avenida. Na segunda-feira foi o dia do Carnaval das Crianças que esse ano veio com novidade, a Bandinha de Guaratuba e um trio elétrico que levou as famílias por um trecho da Avenida Atlântica.

Teve também festa de Carnaval nos Bairros, na Barra do Saí com o bloco do Caranguejo e no bairro Coroados com trio elétrico.

O vencedor do concurso de blocos promovido pela Prefeitura de Guaratuba e organizado pela Secretaria Municipal do Turismo e da Cultura, foi o bloco da Família Sapo, em segundo lugar o Bloco da Terceira Idade, em terceiro o bloco Unidos do Guará. A Família Sapo ganha o concurso pelo segundo ano consecutivo.

O trabalho da Prefeitura na organização do carnaval da cidade, principalmente nos itens saúde, segurança e limpeza foi aplaudido pelos guaratubanos e turistas.

Atendendo os foliões que se excederam no consumo de álcool, ou que se sentiram mal durante a folia, a Secretaria Municipal da Saúde instalou o Posto Avançado de Saúde, na avenida 29 de Abril, com atendimento médico, de enfermagem e também com equipe móvel de socorristas.

A festa na avenida contou com um forte esquema de policiamento este ano, com efetivo de 130 policiais militares e mais 260 agentes de segurança por noite. O Sistema de Inteligência da PM (o P2) e a Plataforma Operacional Elevada (caminhão POE) trabalharam integrados ao sistema de câmeras de monitoramento da Prefeitura.

A prefeitura deu atenção especial a limpeza da avenida depois de todas as noites de festa, com equipes das secretarias municipais da Infraestrutura e Obras, Meio Ambiente, da empresa Transresíduos e apoio da Secretaria da Segurança Pública.

Veja mais fotos no Facebook da Prefeitura de Guaratuba: https://www.facebook.com/PrefsGuaratuba/

Leia também