Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba informa que tem 1 caso suspeito de coronavírus

A Secretaria Municipal da Saúde de Guaratuba divulgou, no início da tarde desta quarta-feira (18), que existe um caso suspeito de coronavírus na cidade.

De acordo com nota oficial, na tarde de terça-feira (17), o Pronto Socorro atendeu um paciente com 67 anos, com sintomas da doença e que informou ter tido contato com pessoas vindas do exterior. “Tão logo adentrou o Pronto Socorro foi atendido e, identificados os sintomas, a equipe de saúde cumpriu todos os protocolos para atendimento da Covid-19, levando-o para o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, onde foi realizado o exame para confirmar ou descartar a doença”, informa a nota.

“O material colhido foi encaminhado para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), cujo resultado será divulgado logo que concluso”. De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente passa bem e segue internado com todo o suporte do Hospital Regional. A família e pessoas que tiveram contato com ele foram colocadas em quarentena e devem se manter em isolamento social até que saia o resultado, que, se for confirmado, deverá mantê-los em isolamento por 14 dias.

A Prefeitura de Guaratuba reforça que manterá total transparência e não omitirá informações em relação ao coronavírus e quaisquer outros assuntos relacionados à saúde pública e que vai emitir boletins diários atualizando as notícias. “A população deve buscar os canais oficiais para se informar corretamente e evitar notícias falsas (fake news)”, afirma.

Outras informações:

“A Secretaria da Saúde está trabalhando para o enfrentamento da Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus:

1) Está neste momento deixando preparada uma ala do Pronto Socorro para o tratamento de pessoas sintomáticas;

2) Os idosos acima de 70 anos tomarão suas vacinas em casa;

3) Estamos suspendendo os atendimentos eletivos nas UBS, sendo que as gestantes serão atendidas a partir de amanhã, dia 19 de março, exclusivamente no Hospital Municipal para realização de seu pré-natal, em espaço distante daquele em que a pessoa com sintomas da COVID-19 esteja sendo atendida;

4) Compramos mais 2 respiradores e 5 monitores multiparâmetro, os quais devem ser entregues ainda nesta semana;

5) Estamos adequando o Hospital Municipal para voltar a Internamentos, com ala reservada ao internamento de sintomáticos respiratórios;

6) Estamos ampliando vagas para contratação de enfermeiros e técnicos em enfermagem.”

Do mesmo modo, o Hospital Regional do Litoral está ampliando seu atendimento onde antes era o Pronto Socorro, aumentando os leitos de UTI.

A Prefeitura lembra que suspendeu as aulas e os eventos públicos e recomendou às instituições privadas para fazerem o mesmo, com o objetivo de tirar as pessoas da exposição ao contágio. “Entretanto, precisamos do apoio da população. Precisamos que cada uma faça sua parte e FIQUE EM CASA”, destaca a nota, com letras maiúsculas.

Leia também