Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Caieiras tira do mar e da mata lições de cidadania para as crianças

DSCN9921

Os sábados das crianças e adolescentes da comunidade de Caieiras, em Guaratuba, têm sido marcados pelas ações do projeto Amigos do Mar – Resgate Cultural, Cidadania e Meio Ambiente.

O projeto é desenvolvido pelo Instituto Guaju com o objetivo de formar de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres para com a sociedade e para com a natureza, com destaque para os “homens do mar”, segundo o coordenador do projeto, Fabiano Cecílio da Silva, que é professor universitário, tenente da Marinha e filho de pescador.

As atividades acontecem uma vez por semana e abrangem aulas de informática, passeios em trilhas na mata atlântica a ações sociais e culturais. Segundo Fabiano Cecílio, “o diferencial desta proposta volta-se a inserção dos participantes na decisão de como e quando às atividades serão desenvolvidas”.

“O projeto caiu na graça dos participantes, por não impor nada sem de fato esclarecer e inseri-las no contexto das decisões do grupo. No fundo, apenas deixamos que as crianças independentemente da idade, sejam crianças, brinquem e aprendam como crianças, sem o rigor da educação tradicionalista que impõe limites para tudo”, afirma o coordenador.

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2006 e atualmente acolhe 45 participantes. Conta com apoio de instituições públicas e privadas como o Juizado Especial de Guaratuba, a Escola Municipal Máximo Jamur e a paróquia da Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida.

O Instituto Guaju ressalta que o projeto é aberto a toda cidade, bastando os interessados entrarem em contato para mais informações pelo telefone 9944-6328.

IMG_20140823_152355848_HDR

Leia também