Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Governo do Estado promete retomar obras em Guaratuba

Foto tirada na manhã deste sábado, 6 de junho – Gustavo Aquino/CorreiodoLitoral.com
Foto tirada na manhã deste sábado, 6 de junho – Gustavo Aquino/CorreiodoLitoral.com

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, prometeu a retomada das obras em Guaratuba que estão paradas por atrasos de pagamento pelo Estado.

A promessa foi feita à prefeita Evani Justus, nesta terça-feira (2), em Curitiba, no lançamento do programa VigiaSus. Entre as obras paralisadas, está a revitalização da orla.

Desde o início deste ano o governo não paga a empreiteira contratada e as obras estão paradas, ficando inclusive sem diversos consertos e manutenções.

A obra começou pouco antes da temporada e tem prazo de conclusão antes do próximo verão. A pedido da prefeitura, a empresa adiantou o serviço para evitar transtornos em um período em que a orla recebe centenas de milhares de pessoas. A medida resultou que o novo calçadão ficou pronto e foi muito elogiado pelos visitantes.

Saúde – Nesta terça-feira, a prefeita de Guaratuba também pode conversar com o governador Beto Richa a quem agradeceu pelos recursos direcionados ao município. Evani também fez diversos pedidos ao secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, entre eles de mais ambulâncias para a cidade.

O programa VigiaSus se destina a ações de enfrentamento da gripe, combate à dengue, vacinação, vigilância sanitária, saúde do trabalhador, além do controle de diversas doenças pelos municípios.

Os recursos autorizados nesta terça-feira deverão ser aplicados exclusivamente em despesas de custeio. As prefeituras poderão fazer em contratação emergencial de agentes de endemias, capacitar profissionais, pagar diárias de servidores em serviço, e aplicar em manutenção de veículos e equipamentos do setor, confecção e reprodução de materiais educativos, técnicos e de escritório, compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos para a rede de frio, combustível e outras despesas configuradas como custeio.

Guaratuba recebeu R$ 45 mil somente para o custeio, sem contar os recursos para investimentos. “Um valor muito importante para ajudar a melhorar ainda mais a qualidade do atendimento. O governador tem sido um grande parceiro do nosso Litoral”, afirmou Evani.

 

 

Leia também