Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Ônibus de educação ambiental visita escolas de Matinhos e Pontal do Paraná

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

expresso-sanepar21out2016bO ônibus de educação ambiental da Sanepar, EcoExpresso, desembarcou em Matinhos e Pontal do Paraná e atenderá 2.000 alunos da rede municipal de ensino.

Por meio de uma maquete interativa, os alunos conhecem o percurso da água desde as nascentes, a formação de rios e barragens para captação de água, as etapas de tratamento da água e como é feita a distribuição nas cidades.

Também é possível observar a ligação intradomiciliar de esgoto, com caixas de gordura e de inspeção, o tratamento do esgoto e a destinação do efluente tratado aos rios. Diversos temas ambientais são trabalhados com os alunos durante a apresentação da maquete, como o ciclo da água, preservação da mata ciliar, impactos ambientais sobre os corpos hídricos, uso racional da água, doenças de veiculação hídrica e a necessidade de universalização do saneamento.

O gestor de educação ambiental da Sanepar Guilherme Zavataro explica que o ônibus é uma importante ferramenta pedagógica e trabalha de forma lúdica temas presentes na vida cotidiana dos alunos e que muitas vezes não são percebidos diariamente, como abrir uma torneira e dar a descarga no vaso sanitária. Conhecer, compreender e refletir sobre essas questões é um passo importante para uma mudança de hábito e costume, objetivando a sustentabilidade, disse.

As escolas escolhidas para receber a visita do EcoExpresso estão inseridas em áreas que estão recebendo investimento em esgotamento sanitário. Considerado o maior investimento em saneamento do litoral, serão aplicados R$ 252 milhões e serão feitas 25.000 mil novas ligações de esgoto, sendo 12.500 para Matinhos e 12.500 para Pontal do Paraná.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ECOEXPRESSO

MATINHOS

Dia 20/10 – Escola Municipal Luiz Carlos dos Santos

Dia 21/10 – Escola Municipal Francisco dos Santos Junior (Complexo Educacional)

Dia 24/10 –Escola Municipal Monteiro Lobato

PONTAL DO PARANÁ

Dia 25/10 – Escola Municipal Luiz Antonio Amatuzzi de Pinho

Dia 26/10 – Escola Municipal Anita Miro Vernalha

Dia 27/10 – Escola Municipal Célia Ceranto Rivato

Dia 27/10 – Escola Municipal Primavera

Leia também