Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Aberta oficialmente a temporada de baleias no Brasil

Em celebração ao Dia da Baleia-Franca (31/7), o MTur preparou uma lista com destinos brasileiros que atraem visitantes de todo o mundo para vivenciar de perto a grandiosidade das baleias.

Mãe e filhote foram registrados na praia de Itapirubá Sul, em Laguna (SC), mais de um mês antes da temporada anual | vídeo: Instituto Australis

Instituído oficialmente pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Dia da Baleia Franca marca o momento histórico em que uma baleia encalhou há 17 anos e foi devolvida ao mar, retornando no dia 31 de julho de 2017. 

O retorno foi registrado em um belo pôr do sol na Praia do Sol (Laguna (SC), onde a baleia recebeu o nome de Sunset. A data marca a importância da conscientização da conservação das baleias e ressalta a necessidade de incentivar a preservação dos oceanos.

Está oficialmente aberta a temporada de baleias nas águas “quentinhas” do Brasil. As primeiras quatro baleias jubarte da temporada de 2023 foram avistadas no litoral do Espírito Santo pelos pesquisadores do Projeto Amigos da Jubarte. O registro inédito foi feito em abril, por meio de hidrofones, pelo qual os pesquisadores conseguiram captar a vocalização desses animais. Para os pesquisadores, os mamíferos estão adiantados para a temporada de 2023, considerando a temporada de 2022.

De acordo com o censo aéreo do Projeto Baleia Jubarte realizado em agosto de 2022 entre São Paulo e Rio Grande do Norte, a população atual de baleias no Brasil é de 25.000. O levantamento foi feito em parceria com a empresa Socioambiental e com apoio financeiro da Veracel Celulose e da Petrobras.

O turismo de observação natural é uma grande tendência e está movimentando o setor no Brasil. Celebrando o dia da Baleia Franca (31.07), a Agência Nacional de Turismo selecionou alguns destinos imperdíveis para quem é apaixonado pelo maior mamífero do mundo. Veja abaixo:

Santa Catarina – Os grandes cetáceos chegam no litoral de Santa Catarina, com filhotes e mamães baleias. O litoral de Laguna, junto com Imbituba e Garopaba, formam o trio de cidades que compõem o roteiro turístico de inverno conhecido como Rota da Baleia Franca. Juntas compõem o maior registro de avistamentos de baleias do litoral Catarinense.

Já em Imbituba, de acordo com o Instituto Australis (ProFRANCA), as baleias devem chegar em maior número no mês de julho, recordando que entre os dias 20 e 21 de setembro 2022, o Instituto detectou cerca de 250 mamíferos, entre mães e filhotes.

Neste ano de 2023, uma baleia que frequenta o litoral brasileiro há várias temporadas, foi avistada sozinha pela primeira vez no dia 13/6 em frente ao Morro do Farol, em Torres (RS). No dia 21/6 ela foi revistada na praia da Vila Nova, em Imbituba (SC) e, no dia seguinte na praia da Ribanceira (Imbituba/SC), ainda solitária.

No dia 26/6, na praia de Itapirubá Sul, ela foi revistada com um novo filhote com características de recém-nascido: corpo acinzentado e presença de pregas-fetais! Pelo intervalo de avistagens, esse filhote tinha no máximo 4 dias de vida quando foram feitas as imagens do vídeo que abre esta matéria.

São Paulo – No litoral de São Paulo, Guarujá integra um imperdível roteiro para observação com baleias. O percurso segue em torno da baía de Guarujá, contornando a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, passando pela Praia do Sangava, e prossegue em direção à laje de Santos, que é um parque marinho e uma área de proteção ambiental.

Rio de Janeiro – Fazendo uma aparição rara no litoral do Rio de Janeiro (RJ), uma baleia-franca e seu filhote apresentaram um verdadeiro espetáculo e impressionaram os turistas e moradores da cidade maravilhosa. A aparição feita na zona sul do Rio, na última semana do mês de julho, repercutiu como um momento extraordinário para os turistas, que conseguiram apreciar a beleza da baleia nas águas do RJ.

Espírito Santo – A região de Vitória, no Espírito Santo é famosa pela observação de baleias e a sua temporada acontece em meados de junho a novembro. Após percorrer 4 mil quilômetros, a Baleia Jubarte chega ao litoral e para vê-las de “pertinho” é necessário navegar até o horizonte do mar, onde as baleias fazem o seu show e passeiam pelo seu habitat natural.

Por meio dos Projetos Baleia Jubarte e Amigos da Jubarte, os turistas podem realizar um passeio com operadores e mestres de embarcação, que são orientados, para desenvolverem a atividade com segurança, tanto para os animais, quanto para os turistas. O primeiro sinal são os borrifos, seguidos de saltos, e outros comportamentos exclusivos das áreas de reprodução das jubartes.

Bahia – Ao entrar no mar já é possível sentir as primeiras ondas, isso porque na Praia do Forte na Bahia, as baleias jubartes são um fenômeno. Nessa região, os passeios podem ser feitos pela agência de turismo Portomar, que recebe apoio do Instituto Baleia Jubarte, que acompanha os turistas juntamente a uma equipe capacitada para monitorar a atividade e auxiliar os visitantes na observação das baleias.

O passeio é feito em uma escuna (tipo de veleiro) que navega em direção ao alto mar e leva em média 05 horas, no máximo 3 horas em alto mar.

Edição do Correio com reportagem de Vitória Moura (MTur) e informações do Institutuo Australis

Leia também