Alunos do Curso de Docentes conhecem Câmara de Guaratuba
O presidente da Câmara de Guaratuba, Mordecai Magalhães de Oliveira, recebeu, nesta segunda-feira (16) alunos do Colégio Estadual Gratulino de Freitas.
Os estudantes são do 1º ano do curso de Formação de Docentes – antigo Magistério de nível médio – e vieram acompanhados dos professores Daniela “Dani” Santos e Guilherme Zavataro.
A iniciativa surgiu de uma proposta dos próprios alunos, interessados em conhecer o processo de elaboração das leis e do funcionamento do Legis
“Um projeto de aprendizagem iniciado nas aulas de Prática de Formação (estágio) pela equipe dos alunos Daniel Freitas, Erika Natio e Vinicius Gross se concretizou junto à disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico, com a presença do advogado e professor Guilherme Zavataro”, explica a professora Dani.
“Eles estudam em Prática de Formação sobre “Os sentidos e significados do trabalho do professor/educador”. Neste estudo, além da parte prática e da teoria é necessário o amparo legal. Quando foram apresentar o amparo legal os alunos começaram a se perguntar sobre como ocorre o “nascimento” de uma Lei. Então, eles convidaram o Guilherme para falar sobre isso. O projeto foi encampado pela disciplina de OTP que eu também leciono e se tornou algo para todos os alunos do 1ª ano. Ou seja, extrapolou a fala no grupo de estágio e atingiu os oitenta alunos” – continua.
“Em sala de aula, eles tiveram uma noção sobre o processo legislativo e nesta segunda feira concluíram a etapa com um visita a Câmara de Vereadores de nossa cidade para conhecer o trabalho dos Legisladores. Foram bem recebidos pelo presidente da Casa, vereador Oliveira, em toda a visitação. Uma aula na prática!” – completa a professora.
Depois de conhecerem as dependências, os alunos assistiram à sessão e puderam acompanhar os debates e as votações que aconteceram naquela noite. Entre outros projetos, foi debatido o PL 1.404, que cria o cargo de auxiliar de educação infantil no quadro do Município. O projeto foi colocado na Ordem do Dia por votação da maioria dos vereadores, mas acabou não sendo votado por um pedido de vistas.