Apesar de depredações, estudantes seguem cuidando do rio Matinhos
Alunos do Colégio Estadual Gabriel de Lara realizaram na manhã dessa terça-feira (18) a terceira e última etapa do monitoramento da qualidade da água do rio Matinhos.
Além do monitoramento, os alunos dividiram-se em equipes para realizarem uma sensibilização da comunidade do entorno para preservação e conservação do rio, abordando às famílias e distribuindo material educativo.
Para finalização do projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio”, foi programado para os dias 2 e 3 de dezembro um seminário para socialização das informações para toda comunidade escolar, que será realizado na própria escola e aberta aos pais e interessados.
Durante a realização dos trabalhos os alunos observaram que as mudas de árvores nativas plantadas na etapa anterior de reconstituição da mata ciliar foram arrancadas e outras danificadas. O pau-brasil, cedido pelo Horto Municipal de Guaratuba e plantado para selar o pacto de união para preservação dos rios foi danificado, causando grande tristeza entre os alunos.
Encontro de integração
Com o objetivo de trocar as experiências adquiridas com o projeto 2014, nos dias 8 e 9 de dezembro será realizado em Curitiba um grande encontro de integração entre alunos e professores de todos os colégios do Paraná. O objetivo é debater e aprimorar o projeto para 2015, ouvindo os relatos das pessoas que diretamente executaram o projeto. Foram escolhidos para representar o Colégio Estadual Gabriel de Lara no encontro o professor Marcelo dos Santos Souza Taka e a aluna Kathlyn Bueno dos Santos.
Prêmio ANA 2014
O Prêmio ANA 2014, promovido pela Agência Nacional de Águas, recebeu 452 inscrições de práticas sustentáveis em sete categorias em disputa: Empresas; Ensino; Governo; Imprensa; ONG; Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica. Os vencedores serão anunciados em cerimônia marcada para 3 de dezembro, em Brasília.
O projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio” foi escolhido finalista no segmento Empresa. Os números do projeto são realmente impressionantes, envolvendo 28 municípios do Paraná, 37 escolas e mais de 1.800 alunos.