Aumenta fiscalização de produtos de origem animal no Litoral
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) está intensificando a fiscalização do trânsito de animais, vegetais, insumos e produtos de origem animal no Litoral.
A primeira de uma série de fiscalizações ocorreu na quinta-feira (8), na rodovia PR-412, em Guaratuba, que contou com a presença de fiscais da Defesa Agropecuária das unidades regionais de Paranaguá e Curitiba.
Foram abordados 30 veículos, muitos com câmara fria, que transportavam produtos de origem animal e derivados. Não houve apreensões.
Segundo o diretor-presidente da Adapar, Inácio Afonso Kroetz, a preocupação da defesa agropecuária aumenta nessa época do ano no Litoral, quando a recepção de produtos aumenta muito para atender o aumento da demanda, mas a estrutura de recepção permanece a mesma.
“O risco sanitário é maior, considerando que a circulação de pessoas e produtos aumenta significativamente no Litoral. A população residente é de aproximadamente 200 mil pessoas e estima-se que durante todo o período de verão a região receba até três milhões de pessoas”, disse Kroetz. A operação contou com o apoio da Polícia Militar.
Para Kroetz, as estruturas de refrigeração e de distribuição de alimentos são fortemente desafiadas neste período. “Estes alimentos no mínimo devem proceder de estabelecimentos fiscalizados e sob inspeção oficial, adequadamente conservados e transportados, para diminuir o risco de toxinfecções alimentares, muito comuns na época de calor em que a aglomeração nas praias é grande”, afirmou.