Base Náutica e eleições marcam abertura dos trabalhos na Câmara
A Base Náutica de Guaratuba finalmente vai sair do papel.A obra, que completa a recuperação do acesso público à baía de Guaratuba, deverá começar neste ano.
A notícia foi dada pela prefeita Evani Justus, nesta segunda-feira (1º), na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores.
A sessão solene contou com a presença da prefeita Evani Justus. Também foram convidados a participar da mesa o deputado estadual Nelson Justus, o vice-prefeito Vandir Esmaniotto e o delegado José Sudário da Silva. Diversos secretários municipais prestigiaram o evento.
Após a entoação do Hino Nacional, o presidente Mordecai Magalhães de Oliveira fez votos de sucesso à administração e todos os vereadores. Também salientou a importância do apoio de todos na aprovação de projetos importantes para Guaratuba. Destacou que a Mesa Diretora envidará esforço para reduzir despesas, melhorar processos internos, qualificar o pessoal, manter os compromissos em dia e trabalhar com transparência.
Cumprindo o Regimento Interno, o vereador Itamar Junior leu trecho de texto da Bíblia antes do pronunciamento dos vereadores. A relação harmoniosa entre os pares e os poderes, as atribuições constitucionais dos vereadores e as eleições foram os principais assuntos das manifestações. Pronunciaram-se os vereadores Itamar, Juarez Galego, Laudi Tato, Catia do Doro, Almir Troyner, Maria do Neno, Maurício Lense e Ana Maria Correia.
O vice-prefeito Vandir e o delegado Sudário, cidadão honorário de Guaratuba, também fizeram saudações aos vereadores e comentaram as realizações da administração Evani.
Deputado em Guaratuba – Nelson Justus também tratou dos mesmos temas, destacando a importância do bom relacionamento político mesmo entre adversários, a união de todos nos avanços verificados em Guaratuba, agradeceu o apoio do governador Beto Richa e anunciou que novos recursos para pavimentação de ruas ainda virão neste ano. O deputado, que tem domicílio eleitoral em Guaratuba, anunciou que neste ano vem morar definitivamente na cidade, viajando durante os dias úteis para participar das sessões da Assembleia. Nos finais de semana e nos dias sem sessão permanecerá em Guaratuba.
Sem férias – A prefeita Evani comentou o trabalho contínuo de vereadores durante o recesso legislativo na discussão de projetos e no encaminhamento de pedidos à administração. Também anunciou a conquista de duas importantes obras para o município neste período: o Posto de Saúde do Coroados e a Base Náutica na baía. De acordo com a prefeita, a obra deverá começar neste ano, mas possivelmente não termina até o final do seu mandato, no dia 31 de dezembro.
Em seu rápido pronunciamento, Evani lamentou a morte de três jovens guaratubanos, filhos de servidores municipais, em acidente na PR-412, mas lembrou que esta foi o único fato negativo importante na temporada de verão em que Guaratuba foi destaque entre todas as cidades do Litoral pelas boas notícias.
A prefeita agradeceu o apoio da Câmara e elogiou o trabalho de sua equipe de secretários, diretores e demais funcionários.
A sessão terminou com a entoação do Hino de Guaratuba.
Base Náutica – A Base Náutica Edmundo Sadzinski ganhou nome em julho de 2013, numa homenagem ao falecido empresário que trabalhou durante décadas no antigo Mercado Municipal, que ficava no mesmo local e onde moradores das comunidades rurais traziam pela baía seus produtos para comercializar.
O projeto foi anunciado em dezembro de 2012 pela então ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann e fazia parte de um programa do Ministério do Turismo que inclui Paranaguá e Pontal do Paraná. Os recursos para o projeto e a obra eram de cerca de R$ 900 mil. A supervisão do projeto ficou a cargo do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Turismo, hoje um departamento da Secretaria do Esporte e do Turismo.
A obra está em trâmite na EcoParaná, órgãos do governo estadual, que agora aprovou o projeto e anunciou a aprovação.
Junto com o Terminal Turístico Pesqueiro, outra obra do governo federal a poucos metros dali, na Praça dos Namorados, a prefeitura retoma o acesso público na baía de Guaratuba, perdido desde o desabamento das margens em 1968.
