Da praia ao Cubatão, Guaratuba mostra seus mundos na Olimpíada de Língua Portuguesa
Dois mundos distintos vão representar Guaratuba na etapa estadual da 4º Olimpíada de Língua Portuguesa. Conhecida por suas praias, o município possui uma das mais extensas e importantes áreas rurais em todo o Paraná.
Com o título “Do Morro ao Cristo”, a aluna Taynara Maísa Bietkoski Clarinda, do Colégio Estadual Zilda Arns, foi a escolhida no gênero Memória Literária.
Andrielle Novaes Umlauf, da Escola Municipal Joaquim Gabriel de Miranda, na localidade rural do Cubatão, vai concorrer no gênero Poema com o título do tema geral da Olimpíada: “O Lugar Onde Vivo”.
Os dois trabalhos foram selecionados, na quinta-feira (11). Alunos do 5º e 6º ano escreveram poemas. Alunos do 7º e 8º, memórias literárias. A Comissão Julgadora Municipal foi composta pelas professoras Vera Regina Lobo Leomil, Isabel Cristina Silveira Jammal Guidini e Vânia Lucia Bonetto Merkle. Segundo a professora Adriana da Silva Machado, responsável pela OLP em Guaratuba, “a qualidade das produções proporcionou às professoras avaliadoras uma tarde de deleite com cada detalhe descrito nos trabalhos”.
Para garantir a isenção, as normas da Olimpíada Nacional estabelecemos que os avaliadores têm acesso aos textos pelo portal da Olimpíada não sabem o nome da escola, do estudante ou do professor, já que estes dados não aparecerão para eles, mesmo que recebam o texto impresso.
A secretária Municipal da Educação, Regina Lúcia Ferraz Torres, acompanhou a finalização da escolha dos textos.
Próximas etapas – A Comissão Julgadora Estadual começa a analisar os textos no dia 25 de setembro. O resultado deve sair até o dia 10 de outubro. No dia 28 de outubro começa a Etapa Regional, que vai até o dia 20 de novembro. A Comissão Julgadora Nacional fará a seleção dos melhores trabalhos entre os dias 24 e 28 de novembro. A premiação acontecerá no dia 1º de dezembro.
Leitura e escrita
As Olimpíadas de Língua Portuguesa foram criadas em 2002. Nos anos pares acontece o concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
A elaboração dos textos é precedida por oficinas de leitura e escrita, entre fevereiro e agosto.
Os alunos selecionados:
1º Lugar no gênero Poemas: “O Lugar Onde Vivo”
Escola Municipal Joaquim Gabriel de Miranda
Aluna: Andrielle Novaes Umlauf
Professora: Vânia da Veiga Miranda.
1º Lugar no gênero Memórias Literárias: “Do Morro ao Cristo”
Colégio Estadual Drª Zilda Arns Neumann
Aluna: Taynara Maísa Bietkoski Clarinda
Professora: Roberta Moreschi Gabardo Nunes