Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Escola municipal de Pontal do Paraná aprova ensino cívico-militar

Apresentação do modelo pela Polícia Militar nesta quinta-feira (17) | foto: Secretaria Municipal de Educação

O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, anunciou  na noite de sexta-feira (18) o resultado da consulta pública para implantação do modelo de ensino cívico-militar na Escola Municipal Ezequiel Pinto da Silva. 

Foram 242 votos a favor, 14 contra e 1 em branco. Participaram da decisão os professores, servidores, alunos maiores de 16 anos e pais ou responsáveis de alunos até 15 anos. A votação aconteceu entre 8h às 20h. A escola é localizada no Jardim Canadá. 

Rudão Gimenes destacou que será a primeira escola civico-militar municipal do litoral – o modelo foi adotado em alguns colégios estaduais. “A gente vai dar seguimento agora nesse processo junto ao Núcleo Regional de Educação e em breve traremos novidades para a comunidade escolar da Escola Ezequiel”, disse.

O projeto de escola cívico-militar é do Governo do Paraná em parceria com o município. Com a aprovação, o sistema deverá ser implantado no ano letivo de 2024. 

Em julho, o Governo Federal informou que vai encerrar, progressivamente, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). O Ministério da Educação (MEC) enviou um ofício aos secretários de Educação informando que o programa será finalizado e que deverá ser feita uma transição cuidadosa das atividades para não comprometer o cotidiano das escolas.

Alguns governos de estado, como o Paraná, decidiram manter o modelo, que no estado é administrado em parceria com a Polícia Militar. Das 2.109 escolas estaduais do Paraná, 194 são cívico-militares via PM e 12 via Forças Armadas.

Leia também