Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Esquenta 3º Festival Afrolatino Tereza de Benguela começa nesta sexta

Acontece nesta sexta-feira (22), na Associação de Moradores do Porto Seguro, em Paranaguá, a primeira ação prévia do Festival Afrolatino Tereza de Benguela – que deverá ser realizado em julho em celebração ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em 25 de julho.

O Esquenta 3º Festival Afrolatino Tereza de Benguela é um projeto sociocultural que se propõe a homenagear e reconhecer o legado de mulheres negras que contribuíram significativamente para o movimento negro no Brasil.

O evento contará com quatro ações distintas, cada uma delas nomeada em honra a uma figura icônica da história negra. A primeira lembra Maria Águeda, mulher livre e negra, vinda da região de Tindiqüera, hoje Araucária. Na Curitiba de 1804, ela se negou a obedecer ordens da esposa do capitão-mor da vila e, por isso, foi levada à prisão, tornando-se um dos símbolos da cultura afro-paranaense (fonte: Biblioteca Pública do Paraná).

Ação Maria Águeda
● Data: 22 de março
● Local: Associação dos Moradores do Porto Seguro

Ação Dandara dos Palmares
● Data: 26 de abril
● Local: 5c Centro Cultural

Ação Professora Maria Nicolas
● Data: 23 de maio
● Local: Bairro Jardim Guaraituba

Ação Princesa Aqualtune
● Data: 16 de junho
● Local: Associação de Cultura Popular Mandicuera

Cada uma das ações contará com atrações artísticas, feiras, áreas infantis e a presença de uma trancista que estará realizando tranças nagô gratuitamente para o público, mediante distribuição de senhas limitadas.

Todas as ações contarão com intérprete de Libras, serão de entrada gratuita e abertas ao público em geral, com exceção da ação Professora Maria Nicolas, que será realizada em uma escola destinada exclusivamente aos seus estudantes, responsáveis e professores.

O Esquenta 3º Festival Afrolatino Tereza de Benguela foi facilitado pela Lei Paulo Gustavo, com recursos do Governo Federal, por meio de chamada pública municipal.

Leia também