Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Feira de Ciências da UFPR vai tratar do Oceano junto com escolas da educação básica

A UFPR Litoral, em Matinhos, já organiza a sua Feira de Ciências, que vai acontecer nos dias 4, 5 e 6 de outubro e pretende movimentar estudantes da educação básica de toda a região. A XII Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná incentiva a busca pelo conhecimento e a integração entre as escolas das sete cidades do Litoral, promovendo o interesse para as áreas das Ciências e sua divulgação.

Podem participar estudantes do ensino fundamental II, ensino médio e EJA (educação de jovens e adultos). As inscrições e submissões de trabalhos começaram no dia 18 e vão até 17 de setembro.

Este evento é parte de um conjunto de ações com o objetivo de impulsionar a criatividade, a reflexão e o espírito crítico em estudantes da Educação Básica por meio de projetos nas diferentes áreas das Ciências e também aproximando a ciência e a sociedade na região litorânea.

A temática do evento nesta edição de 2023 é “Ciência e Oceano: rumo ao desenvolvimento sustentável”.

O tema está integrado à 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um conjunto de eventos nacionais para mobilizar a população e a valorização da ciência promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, cuja temática de 2023 é “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”.

Uma das inspirações da feira é a Agenda 2030, o plano da Organização das Nações Unidas com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para promover um mundo mais justo e sustentável. Os objetivos abrangem desde a erradicação da pobreza até a ação de enfrentamento às mudanças climáticas.

A intenção dos organizadores da Feira de Ciências é discutir sobre como nossas ações se alinham a esses objetivos globais, visando contribuir para um futuro melhor para todos.

Os trabalhos podem ser inscritos nas seguintes categorias:
1 – Divulgação Científica;
2 – Desenvolvimento Tecnológico e Inovação à Pesquisa;
3 – Temática “Ciência e Oceano”: rumo ao desenvolvimento sustentável.

Inscrições e submissões de 18 de agosto a 17 de setembro de 2023
🗓 A Feira ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2023
🏛 UFPR Litoral, em Matinhos, Paraná
✏️ Edital, link de inscrição e submissão clique aqui

Leia também