Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

IAP e Força Verde flagram loteamento ilegal no Nereidas

Uma pessoa foi presa no mesmo local onde já haviam sido feitas duas prisões pelo mesmo motivo: desmatamento de Mata Atlântica.

Fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Guaratuba e a Polícia Ambiental Força Verde flagraram o desmate em uma área de 1.840m² de Mata Atlântica no Balneário Nereidas, em Guaratuba.

Foi preso um funcionário contratado, junto com maquinários, para a realização do empreendimento irregular. No momento do flagrante, utilizava uma motosserra para o corte de vegetação para abertura de ruas e lotes.

Fotos: Divulgação IAP/Força Verde

A ação conjunta aconteceu na tarde desta segunda-feira (23). Segundo os técnicos do IAP, a área desmatada continha vegetação secundária em estágio avançado de regeneração. A ação foi realizada após uma denúncia relatando irregularidades no local.

Em ação anterior, realizado no mesmo local, a Polícia Ambiental Força Verde prendeu duas pessoas em flagrante pela mesma prática ilegal, identificados como responsáveis pela implantação e execução irregular do empreendimento imobiliário.

AMP Itaipu 4.0 formatura mob

Na ação conjunta, também foram apreendidas duas máquinas (escavadeira mecânica e motoniveladora) e um caminhão basculante que foram utilizados nas práticas dos crimes ambientais identificados na área desmatada.

As autuações somaram em valores para os responsáveis (autores e executores) R$ 38 mil.

Segundo o subtenente Nelson Mansani, da Força Verde, o desmate é considerado de grande porte. Ele faz um alerta às pessoas que adquirem lotes na cidade de Guaratuba para que façam minuciosa pesquisa quanto a regularidade dos loteamentos para não serem surpreendidos com a compra de lotes irregulares.

Célia Cristina Lima Rocha, responsável pelo escritório local do IAP em Guaratuba, relatou que a área do desmate está localizada no entorno protetivo do Parque Estadual do Boguaçú, composta de vegetação de máxima expressão da regeneração, salientando que a Lei da Mata Atlântica em seu artigo 11, inciso I, alínea “d’ protege estas áreas sensíveis de ocupação urbana.

Leia também