Pesca de Guaratuba faz protesto contra multas do Ibama
Empresários da indústria da pesca de Guaratuba realizam um protesto, por volta do meio-dia desta sexta-feira (21), contra a atuação do Ibama.
Segundo o colunista do CorreiodoLitoral.com Alex Fatel, o órgão federal multou e chegou a fechar empresas por falta de um documento que o Ministério da Pesca não vem liberando.
De acordo com Fatel, fiscais do Escritório Regional do Ibama, com sede em Paranaguá, estiveram nesta sexta-feira (20) em Guaratuba autuando, multando e fechando empresas. Segundo ele, há multa de quase R$ 1 milhão.
O motivo seria a falta do documento de Registro Geral de Atividade Pesqueira (RGP) que é feito junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). As empresas informam que fizeram as solicitações mas a Superintendência Federal da pesca no Paraná aguarda normatização pelo MPA para fazer o registro das empresas.
Ainda de acordo com o colunista, em virtude da situação das empresas, cerca de 400 empregados poderão ser demitidos.
A manifestação está marcada para começar às 12h em frente a empresa Casa dos Pescados, antiga Inpescal, na rua Newton de Souza, 10, Centro, e deverá seguir em direção ao porto de embarque do ferryboat.
Leia detalhes na coluna Ponte de Guaratuba:
https://correiodolitoral.com/index.php/7825/colunistas/ponte-de-guaratuba/mais-ou-menos-400-desempregados
Outro lado – Fontes do Ibama informam que a fiscalização não aconteceu apenas na sexta-feira e que decorre de ação iniciada em 2014. Segundo a fonte, além da falta do registro no Ministério da pesca e Aquicultura, algumas empresas não tem os devidos licenciamentos ambientais, desde do posto de abastecimento de combustível até do próprio estabelecimento.
O CorreiodoLitoral.com entrou em contato com a Superintendência do Ibama, em Curitiba, e aguarda resposta dos questionamentos que precisou enviar por e-mail ao gabinete do superintendente, Vinicius Carlos Freire.