Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Itaipu Parquetec seleciona bolsistas nos Núcleos de Cooperação Socioambiental

São 21 vagas para graduados nas áreas de Ciências Humanas ou Ciências Sociais nos 21 núcleos, inclusive do Litoral
Reunião dos Núcleos de Cooperação Socioambiental do Litoral paranaense | foto: Marcos Prado/Itaipu Binacional

O Itaipu Parquetec prorrogou o prazo de inscrições no processo seletivo para a contratação de bolsistas que atuarão como tutores dos Núcleos de Cooperação Socioambiental e auxiliarão na mediação de encontros no território. São 21 vagas destinadas a graduados nas áreas de Ciências Humanas ou Ciências Sociais. Além do Itaipu Parquetec, o programa é coordenado pela Itaipu Binacional, por meio do Convênio de Governança Participativa para a Sustentabilidade.

Detran Julho 25 post

As inscrições devem ser feitas até a próxima terça-feira (dia 22) pelo Portal do Candidato do Itaipu Parquetec, na aba “Oportunidades” e, em seguida, em “Bolsista” – opção “Seleções Abertas”. O link direto para a vaga está disponível aqui: https://candidato.itaipuparquetec.org.br/vacancies/details.xhtml?viewState=DETAILING&id=843.

A bolsa é no valor de R$ 1.875,00 mensais, na modalidade Tutoria Presencial – TTP. Os candidatos devem ter experiência com mediação de grupos (público adulto), conhecimento em pacote Office e disponibilidade para viagens a trabalho.

Os bolsistas selecionados serão responsáveis por produzir e revisar conteúdo para materiais educativos, participar e oferecer suporte logístico e técnico nos encontros presenciais dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, acompanhar o andamento dos Grupos de Trabalho e realizar registros sistemáticos e precisos das reuniões, assegurando a memória e o acompanhamento das discussões realizadas, entre outras tarefas.

Sobre os Núcleos

Os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental foram constituídos em 2024, a partir do programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa alinhada às estratégias do Governo Federal para o meio ambiente e a transformação social. A estratégia abrange os 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul, área de atuação prioritária da usina.

Eles constituem um espaço de escuta ativa, formação e educação, baseados na metodologia da governança participativa. A ideia é que as instituições parceiras se mobilizem coletivamente para melhorar a qualidade de vida e promover um futuro sustentável para as comunidades.

Leia também