Jovens de Guaratuba discutem prevenção ao suicídio
Tema importante a ser debatido: taxa de suicídio na cidade é maior do que a nacional.
Prevenção ao Suicídio foi o tema da roda de bate-papo, chamada de Altos Papos Guaratuba, que aconteceu nesta quarta-feira (20) no Ginásio José Richa e reuniu aproximadamente 1000 alunos do ensino médio, no período da manhã e da tarde.
A iniciativa faz parte da Campanha do Setembro Amarelo e, através de uma conversa descontraída, com uma linguagem acessível aos jovens e muita música, reuniu profissionais da Saúde, do Esporte, do Bem Estar e Promoção Social e também da Polícia Militar, para tocar em um tema importante a ser discutido e trazer informações sobre os canais de ajuda.
Falar do assunto suicídio, desmistificar a questão da depressão e de como identificar os sinais da pessoa que precisa de ajuda, é uma forma de prevenção. A taxa de suicídio em Guaratuba é maior do que a nacional que é de 4 por 100 mil habitantes. Em Guaratuba, a taxa é de 5,4 por 100 mil habitantes.
Entre os jovens, na faixa etária de 15 a 29 anos, a taxa de suicídio tem se mantido um pouco acima da verificada na população brasileira como um todo, segundo a publicação “Os Jovens do Brasil” (2014). O Brasil é o oitavo país com maior número de suicídios no mundo, segundo ranking divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2014.
Canais de atendimento e informações para quem precisa de ajuda:
CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) – 3472-8712
CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) – 3472-8771
CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) – 3472-8602
CVV (Centro de Valorização da Vida) – 141
CVV – Curitiba – (41) 3342- 4111
Chat – https://www.cvv.org.br/
Fonte: Prefeitura de Guaratuba