Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Mais gente e menos violência no Révellion do Litoral

Foto; Márcia Santos / PMPR

“Este ano foi um pouco mais agitado do que ano passado, mas em termos de violência foi menor; as ocorrências que registramos estão dentro da normalidade de grandes eventos”, disse o subcomandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) e coordenador Operacional do Verão Paraná, major Cesar Kamakawa, sobre o Révellion no Litoral.

Em toda a região, a Polícia Militar prendeu 16 pessoas (duas por embriaguez ao volante) e dois adolescentes encaminhados. Seis veículos foram recolhidos.

Durante a operação as equipes da PM registraram 211 ocorrências no geral, 15 furtos, seis roubos e 26 casos de perturbação do sossego. Também foram lavrados 11 Termos Circunstanciados, sendo quatro por Pertubação do Sossego, bem como 124 infrações de trânsito. Também houve algumas pessoas machucadas com rojões e cacos de vidro.

“Tivemos algumas situações de pessoas que vieram para o Litoral do Estado apenas para ver a queima de fogos e passar a virada de ano, em seguida retornaram para Curitiba, por isso o trânsito ficou mais lento, mas sem grandes transtornos. A Polícia Militar montou um esquema de segurança que garantiu a tranquilidade da população no geral, tendo em vista o número de pessoas que veio ao litoral”, disse Kamakawa.

Para Guilherme Schlottag, que aproveitou a virada do ano com a família na Praia Central de Guaratuba, a presença policial trouxe tranquilidade. “Achei maravilho o trabalho da PM e é importante sabermos que temos um aparato como esse para garantir a nossa segurança”, disse ele referindo-se ao caminhão com a Plataforma de Observação Elevada (POE), que foi instalado com o objetivo de localizar focos de tumulto, vandalismo, cometimento de qualquer tipo de crime ou delito e fazer monitoramento da operação.

Achei bacana a atuação da Polícia Militar, paramos próximos ao módulo policial para ficarmos mais tranquilos. Gostei de ver todo o esquema que foi montado para o evento e com certeza nos sentimos mais seguros para comemorar o Ano Novo”, destacou a Bacharel em Direito, Cibele Beraldi.

Rodovias – O Batalhão de Polícia Rodoviária efetuou 246 abordagens, lavrou 85 autuações de trânsito e 861 excessos de velocidade. Foram registrados seis acidentes e sete feridos.

Corpo de Bombeiros – Durante a operação Reveillón foram registradas 16 advertências, 30 salvamentos e 30 afogamentos.

Em Pontal do Paraná foram 107 abordados (sendo cinco detidos, dos quais um por embriaguez ao volante). As equipes também lavraram 21 Termos Circunstanciados (19 por perturbação do sossego). Ao todo foram registradas 19 ocorrências e dois furtos.

Em Matinhos as equipes abordaram 50 pessoas e vistoriaram 21 veículos, dos quais dois foram recolhidos ao pátio. Nas ações foram 57 notificações de trânsito emitidas e dois Termos Circunstanciados lavrados, além de 37 ocorrências no geral, duas de furto e um de perturbação do sossego. Os policiais também entregaram centenas pulseiras de identificação.

Em Guaratuba, os policiais militares abordaram 107 pessoas, sendo nove presas (uma por embriaguez) e dois adolescentes encaminhados, além de 49 veículos vistoriados (dos quais um foi recolhido). As equipes emitiram 59 notificações de trânsito e lavraram 10 Termos Circunstanciados, sendo quatro por perturbação do sossego. Nas ações também foram registradas 111 ocorrências, quatro furtos e 25 situações de perturbação do sossego, bem como a entrega pulseiras de identificação.

Em Paranaguá os policiais abordaram 62 pessoas (duas foram presas) e 13 veículos (dois foram recolhidos). Na operação foram registradas 35 ocorrências, cinco furtos e seis roubos, além da lavratura de quatro infrações de trânsito. Na Ilha do Mel foram registradas duas ocorrências, uma situação de furto e outra que gerou um Termo Circunstanciado.

Em Guaraqueçaba foram registradas duas ocorrências e em Morretes três, sendo uma situação de furto. Já em Antonina os policiais atuaram com equipes motorizadas, bem como com o módulo móvel, intensificando as atividades na Ponta da Pita, onde teve uma queima de fogos. Neste município foram registradas duas ocorrências e abordadas 22 pessoas.

Com informações da jornalista Márcia Santos / PMPR

Leia também