Mais uma noite tranquila no “Carnaval das famílias”
A contagem da Polícia Militar sobre o público no Carnaval de Guaratuba pode ser questionado, mas os números de ocorrências confirmam a percepção geral: uma festa bastante tranquila. Foi o verdadeiro “carnaval das famílias” que vem sendo desejado e perseguido por moradores, comerciantes e pelos poderes públicos.
Segundo a PM, 120 mil pessoas participaram a festa nesta segunda-feira (27),que tem como principal atração, a Banda de Guaratuba. Cálculos feitos pelo Correio do Litoral e consultando técnicos da Prefeitura (extra-oficialmente) nos últimos carnavais, apontam que os 1.000 metros da Avenida 29 de Abril (entre a rua Vieira dos Santos e avenida Curitiba) comportam entre 50 mil e 70 mil pessoas. O cálculo leva em conta obstáculos (como árvores, barracas de venda de bebida, camarote – era um apenas e neste ano foram dez), um pequeno número de pessoas paradas – alguns com caixas de som ou caixas de bebidas –, e uma maioria em movimento, atrás dos trios elétricos.
Sobre as ocorrências policiais, mesmo que muitas situações não tenham chegado ao conhecimento da Polícia Militar, os números são irrefutáveis.
Em Guaratuba, durante todo o dia e noite de segunda-feira, foram registrados apenas um furto, nenhum roubo e a prisão de sete pessoas. Durante o policiamento, por volta de 2 horas, uma equipe policial que fazia patrulhamento a pé foi informada por pedestres que havia um homem vendendo drogas no local. O suspeito foi localizado e abordado pela equipe. Durante a revista pessoal foram encontradas sete gramas de ecstasy, um recipiente com clorofórmio, aproximadamente R$ 15,00 e sacos para embalar a droga. O rapaz, de 20 anos, acabou detido e encaminhado à delegacia.
Pouco antes do início do evento com a Banda de Guaratuba, uma equipe do reforço do Verão Paraná 2016/2017 socorreu um homem que sofreu um mal súbito. Os primeiros socorros foram feitos no local e o Corpo de Bombeiros compareceu no local com uma ambulância para adotar os procedimentos médicos de emergência e fazer o encaminhamento para um hospital.
“Tivemos três dias de festa em Guaratuba, nesta segunda a maior delas, e mesmo com grande número de pessoas conseguimos garantir a tranquilidade e a segurança dos foliões. Contabilizamos poucas situações de tumulto e brigas”, avalia o capitão Alexander Paixão Lopes de Souza, comandante da Subárea de Guaratuba durante o Verão Paraná 2016/2017.
“Estávamos deslocando pela Avenida Paraná quando visualizamos um veículo caído na valeta e algumas pessoas ao redor do mesmo tentando abrir a porta. Chegamos e verificamos que o motorista estava desmaiado, então um homem quebrou o vidro da porta traseira para que conseguíssemos abrir a porta por dentro e retirar a vítima”, conta a soldado Tatiane, que originalmente atua pelo 12º Batalhão e atuou juntamente com o soldado Toledo da 8ª Companhia Independente da PM (8ª CIPM).
O Carnaval nos outros municípios do Litoral
Somando Guaratuba, Paranaguá, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Matinhos a PM calcula que 204 mil pessoas estiveram nos bailes e desfiles nesta segunda-feira.
Paranaguá – Em Paranaguá, foram empregadas equipes da Radiopatrulha (RPA) e da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), além da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM). A PM atuou nas imediações da praça de eventos Mario Roque, para inibir a criminalidade e permitir que os foliões tivessem mais tranquilidade durante a festa.
O evento, que iniciou-se por volta de 22 horas, seguiu até às 2 horas, contando com a presença ostensiva da Polícia Militar. A Guarda Municipal da cidade ficou responsável pelo policiamento na avenida e nas arquibancadas, com o apoio da PM caso fosse necessário. A dispersão do público de cerca de 10 mil foi pacífica e sem registros de brigas na cidade.
Matinhos – Os trios elétricos Tremendão e Avassalador alegraram os moradores dos balneários de Betaras e Praia Grande, em Matinhos. Os trios passaram pela Avenida Beira Mar das 21 horas até 2h30, quando o público de cerca de 50 mil se dispersou. Durante todo o dia foram registrados três furtos e seis roubos, além de dois Termos Circunstanciados (TC) por perturbação de sossego. Os militares estaduais emitiram ainda 142 autos de infração de trânsito e apreenderam uma arma de fogo.
Morretes – Os festejos carnavalescos levaram cerca de 2 mil pessoas para o centro da cidade. Ao todo, os militares estaduais atenderam uma situação de furto e uma ocorrência de perturbação de sossego. O policiamento contou com a aplicação de policiais militares da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) e de militares estaduais do efetivo de reforço do Verão Paraná 2016/2017.
Antonina – O público de cerca de 1 mil pessoas curtiu o último dia de festas de Carnaval e a Polícia Militar esteve presente com reforço de equipes para garantir a ordem e a segurança públicas no município. Durante todo o dia, os policiais atenderam uma ocorrência de furto, apreenderam uma arma de fogo e lavraram um Termo Circunstanciado (TC).
Pontal do Paraná – Os principais balneários da cidade tiveram cerca de 12 mil pessoas para marcar a terceira noite de Carnaval na cidade. Bandas animaram o público até a madrugada de terça-feira (28/02). Foram registrados três furtos e mais de 100 pessoas abordadas.
Com informações da PMPR e redação final do Correio do Litoral