Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Mauricio Lense vai apresentar proposta de baixar o IPTU para os pescadores

Foto: PMG

O prefeito de Guaratuba, Mauricio Lense, deverá apresentar até o final de março “o cronograma de trabalho” para reduzir o IPTU para as comunidades de pescadores. Na noite de quinta-feira (20), Lense participou de uma reunião convocada pela Associação de Moradores e Amigos de Caieiras (Amac) e pela Associação de Pescadores de Caieiras (Apac), realizada no Salão Comunitário da Igreja Nossa Senhora Aparecida.

O encontro contou com uma grande participação da comunidade, lideranças locais e vereadores. Teve como pauta a alteração na alíquota do IPTU, uma demanda que há anos é solicitada pelos moradores e pescadores do bairro.

Durante a reunião, o prefeito reafirmou seu compromisso com a alteração da alíquota do IPTU para áreas classificadas como Zonas Especiais de Interesse Social. Ele destacou que pretende ampliar o projeto para incluir uma alíquota social, beneficiando também moradores de outros bairros que dependem da pesca como principal atividade econômica.

Mercado Barrageiro dez25-jan26 mob

No ano passado, uma proposta de alteração no Código Tributário Municipal (CTM), Projeto de Lei 021/2024, previa a redução da alíquota de IPTU para edificações classificadas nos padrões construtivos médio ou baixo, beneficiando as comunidades de Caieiras e Barra do Saí. “Contudo, a proposta foi rejeitada pela Câmara de Vereadores, segundo a devido à intempestividade e à necessidade de revisões, como foi lembrado na reunião desta quinta-feira pela ex-vereadora Edna Castro”, informou a prefeitura.

Na ocasião, o então prefeito eleito afirmou que abriria o diálogo com a comunidade para ajustar o projeto. “Lense enfatizou que seu governo está comprometido em revisar a proposta, tornando-a mais inclusiva e alinhada às necessidades dos moradores que vivem em condições similares, garantindo a valorização das comunidades tradicionais e o incentivo à atividade pesqueira”, informou a Prefeitura no site oficial e em suas redes.

“Ficou acordado que a Prefeitura de Guaratuba terá um prazo de dez dias para apresentar à comunidade um cronograma de trabalho para o novo projeto, que será encaminhado posteriormente para votação na Câmara de Vereadores.” A alteração entrará em vigor no próximo ano, acrescenta.

A questão da regularização dos imóveis no bairro também foi citada durante a reunião, contudo, ficou estabelecido que o assunto deverá ser tratado separadamente.

Além do prefeito, estiveram presentes à reunião o presidente da Câmara, Ricardo Borba, os vereadores André Montemezzo, Juliano Petruquio, Márcio Tarran, Wallace Aguiar e Zaqueu Clarinda “Rato”. Também participaram o procurador fiscal Marcelo Sampaio, a subprefeita do Coroados, Edna Castro, os secretários municipais Itamar Junior (Habitação) e Adilson Corrêa (Segurança) e os diretores Antonio Labatut (Comunicação), Claudionor Morais (Guarda Municipal), Edgar Fernandes (Meio Ambiente) e Fabiano Cecílio da Silva (Pesca).


Leia também