Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Meu Bolso em Dia, plataforma de educação financeira chega ao Paraná

A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, o Procon do Paraná e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) firmaram nesta quinta-feira, 14, convênio que disponibiliza de forma gratuita a plataforma digital “Meu Bolso em Dia” de educação financeira e que pode prevenir e evitar o superendividamento dos consumidores paranaenses.

“As parcerias com os diferentes órgãos da sociedade civil têm sido um grande diferencial do Governo do Estado. Com o Paraná já em fase de pleno emprego e de crescimento econômico, a educação financeira é fundamental para as famílias não caírem em armadilhas e se endividarem para além das suas condições de pagamento”, disse o secretário Santin Roveda.

A plataforma, construída com o Banco Central, traz aulas, orientações, trilhas de conhecimento, testes e simulações, entre outros conteúdos de linguagem acessível e didática que promovem a educação e a orientação financeira a consumidores de produtos e serviços financeiros e o uso consciente do crédito.

Procon-PR – Entre os conteúdos se destacam o planejamento financeiro, criação de poupança, investimentos e relação com o dinheiro, além de informações que ajudam a entender e usar produtos e serviços bancários para diferentes perfis da população e faixas etárias.

O Procon-PR promoverá o uso da plataforma nos mutirões e canais de divulgação, e, em troca, terá acesso aos relatórios gerados pelo sistema, o que auxiliará traçar perfis de consumo específicos dos paranaenses para desenvolver e orientar políticas públicas no Estado.

“É uma alegria para a Febraban firmar essa parceria, o Procon-PR é uma liderança nacional na defesa do consumidor, tem capilaridade e contato próximo com o cidadão, e para nós vai ser um parceiro estratégico para que possamos fazer uma atuação conjunta e coordenada para promover a educação financeira”, destacou Amaury Oliva, diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.

Ferramentas – A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, disse que este convênio complementa as iniciativas do poder público estadual e federal de renegociação de dívidas [https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Procon-PR-fez-5-mil-atendimentos-durante-mutirao-de-renegociacao-de-dividas] pois promove a prevenção ao superendivamento.

“O consumidor brasileiro não tem o hábito de organizar as suas contas, controlar os seus gastos de acordo com a sua renda, e isso acaba acabando criando situações difíceis que resultam em inadimplência e prejuízos”, afirmou.

A plataforma está disponível através deste link [https://plataforma.meubolsoemdia.com.br/], onde os consumidores poderão se cadastrar gratuitamente e traçar uma trilha de conhecimento específica com base nos dados sobre renda e consumo fornecidos pelos usuários.

A plataforma traz também o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), ferramenta por meio da qual é possível fazer um diagnóstico individual para identificar vulnerabilidades e personalizar estratégias de solução para reequilíbrio das finanças.

Leia também