MP alerta sobre denúncia falsa e incentivo à violência
O Ministério Público do Paraná divulgou nesta quarta-feira (7), uma nota de esclarecimento sobre boatos que estão correndo nas redes sociais sobre sequestros e mortes violentas de crianças em Matinhos.
Em Guaratuba, a notícia falsa continua sendo reproduzida, inclusive em um grupo de discussão onde se defende claramente o uso de violência para combater o crime. No post da denúncia falsa aparece um suposto retrato falado de uma mulher de pele negra com a seguinte mensagem (com todos os erros): “Cuidado gente essa mulher da foto esta roubando crianças em pontal e matinhos ela pode estar em guaratuba e é perigosa tem varios omicidios nas costas ajudem a compartilhar para q ela seja encontrada e presa”. Pelo menos um site de notícias de Pontal do Paraná chegou a divulgar o boato como fato e já pediu desculpas aos leitores.
De acordo com os boatos, uma mulher estaria sequestrando crianças para realizar rituais macabros. Segundo o MP, em Matinhos não há nenhuma denúncia ou informação de sequestro junto à Polícia Civil ou à Promotoria de Justiça.
A nota do Ministério Público foi divulgada em decorrência da morte ocorrida no sábado (3), em Guarujá (SP), quando a dona de casa Fabiane Maria de Jesus, 33 anos, foi morta por linchamebte depois de falsa denúncia no Facebook. A imagem divulgada em Guaratuba, matinhos e Pontal do paraná é a mesma reprodução de um retrato falado feito no Rio de Janeiro em 2012 e publicado em Guarujá.
O MP pede que as pessoas comuniquem imediatamente as autoridades policiais caso obtenha informações sobre qualquer tipo de crime e que não adotem qualquer medida extrema, como agressões a suspeitos, pois estarão sujeitos ao risco de cometerem injustiças, além de serem responsabilizadas criminalmente.