MP denuncia João Domero, ex-diretor da Appa e ex-vereadores
O Ministério Público denunciou o ex-prefeito de Antonina João “Domero” Ubirajara Lopes e mais 10 pessoas por corrupção. Entre os denunciados, estão ex-vereadores e ex-secretários da gestão 2013-2016 e um ex-diretor da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luis Carlos de Souza, conhecido como Luiz Polaco.
A denúncia foi divulgada pelo MPPR na manhã desta segunda-feira (3), depois de repassar o caso, com muitos mais detalhes à Rede Globo. A matéria foi ao ar na noite deste domingo (2) no programa Fantástico.
De acordo com a 2ª Promotoria de Justiça de Antonina, João Domero prefeito pagou propina a alguns vereadores para que eles votassem contra sua cassação em processo que estava em curso na Câmara Municipal. “Além disso, o ex-prefeito teria pago para que vereadores apoiassem sua gestão”, afirma o MP.
Quanto ao ex-diretor da Appa, o MPPR afirma que ele teria pago para que alguns vereadores retirassem de pauta no Legislativo projeto contrário aos interesses da atividade portuária.
Os réus foram denunciados por associação criminosa e corrupção ativa e passiva. As investigações evidenciaram outros fatos ilícitos que geraram a instauração de novos procedimentos investigatórios em curso, entre eles: oferta de pagamentos mensais a vereadores pela Appa para prefeitos de Antonina, práticas de corrupção durante a formação do Conselho Municipal do Meio Ambiente e para a liberação de nota fiscal do Terminal Portuário Ponta do Félix.