Nem chuvas prejudicam qualidade da água nas praias paranaenses
O 6º boletim do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), divulgado na manhã desta quinta-feira (8), mostra que 44 dos 47 pontos monitorados do Litoral estão próprios ao banho.
Apenas dois locais em rios e um em baía estão impróprios. Apesar do grande movimento de veranistas e das chuvas – que se tornaram mais frequentes a partir do início do ano, e que costumam levar água de galeria pluviais para as praias – nenhum trecho marítimo foi prejudicado.
Os únicos locais considerados impróprios para banho são a Ponta da Pita e o rio Nunes, em Antonina, e rio Nhundiaquara, em Morretes.
“Os dados mostram a eficiência dos investimentos feitos e da educação da comunidade, pois a maioria das praias paranaenses continua própria para banho”, explica o coordenador da Operação Verão pelo IAP, Doraci Ramos.
O monitoramento da qualidade da água é realizado desde a criação do órgão ambiental e avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que possibilita a verificação da contaminação por esgoto sanitário clandestino, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).